<b>O calcanhar de aquiles: do mito grego ao desafio cotidiano da avaliação inicial nas salas de recursos multifuncionais</b>

Autores

  • Denise Meyrelles de Jesus Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo
  • Ana Marta Bianchi de Aguiar Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X6532

Palavras-chave:

Assessment, Special education, School inclusion

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X6532

Este artigo objetiva discutir os processos de avaliação que acontecem na sala de recursos multifuncionais, partindo da pesquisa intitulada: Observatório Nacional de Educação Especial: Estudo em rede sobre as Salas de Recursos Multifuncionais (MENDES, 2010). Justificando o título dado a este trabalho, utilizamos a metáfora do “Calcanhar de Aquiles”, configurando, como na mitologia grega, a avaliação como uma grande vulnerabilidade do processo inclusivo. A estratégia principal de coleta de dados da pesquisa foi a utilização de grupos focais conduzidos pelos pesquisadores. Queremos entender como os professores envolvidos na pesquisa estão significando aavaliação inicial em seu cotidiano. A partir da análise dos dados, pudemos constatar que os procedimentos avaliativos iniciais estão fortemente remetidos à ideia de laudos de profissionais da área clínica, cabendo ao professor especialista, junto com o professor de sala regular, somente a identificação inicial de condições "da não aprendizagem". Os professores especializados desconhecem o indicativo de eles serem responsáveis por esta avaliação, inclusive para finalidade de preenchimento de censo escolar. Os dados apontam para uma visão de avaliação pouco clara, observando-se uma desarticulação entre esses processos de identificação e os modos de intervenção. Podemos constatar, ainda, a partir dos dados que há uma desarticulação entre os serviços públicos envolvidos, fazendo com que a participação da família seja de responsabilização pela consecução do laudo. Os resultados apontam a necessidade de que se faça um investimento bastante significativo na reestruturação das escolas, garantindo espaçoscoletivos de discussões e encaminhamentos para questões tão sérias, possibilitando-nos, assim, construir práticas pedagógicas mais inclusivas noque tange à avaliação dos alunos.

Palavras-chave: Avaliação; Educação especial; Inclusão escolar.

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Publicado

2012-11-09

Como Citar

Jesus, D. M. de, & Aguiar, A. M. B. de. (2012). <b>O calcanhar de aquiles: do mito grego ao desafio cotidiano da avaliação inicial nas salas de recursos multifuncionais</b>. Revista Educação Especial, 25(44), 399–416. https://doi.org/10.5902/1984686X6532

Edição

Seção

Dossiê: Avaliação em Educação Especial