A importância do brincar para a construção do conhecimento na educação infantil

Autores

  • Damiana Machado de Almeida Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul
  • Melânia de Melo Casarin Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Educação Infantil, Brincar, Conhecimento.

Resumo

A presente pesquisa, buscou verificar a importância do brincar para a construção do conhecimento das crianças que fazem parte da educação infantil. Em outras épocas, e durante muito tempo, o brinquedo foi visto como atitudes de lazer, que poderia ser nocivo à moral, e à formação de um adulto íntegro. A criança era vista como "miniadulto" ou "adulto em miniatura". Não havia o reconhecimento da imaginação, da criatividade e das curiosidades como elementos da infância. Hoje, o brincar é resgatado na escola como um instrumento facilitador do professor no processo de ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Almeida, D. M. de, & Casarin, M. de M. (2012). A importância do brincar para a construção do conhecimento na educação infantil. Revista Educação Especial, 45–53. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5133

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)