<b>Ambientes inclusivo e exclusivo no processo ensino-aprendizagem de pessoas com deficiência mental em aulas de educação física</b>

Autores

  • Gilmar de Carvalho Cruz Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati, Paraná
  • Ianik Lemishka Universidade Estadual do Centro-Oeste, Irati, Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X2118

Palavras-chave:

School Inclusion, Physical Education, Mental Disability.

Resumo

É questão de interesse no cenário educacional mundial avançar no dilema estabelecido acerca das implicações da organização de ambientes inclusivo (que propõem o atendimento simultâneo de alunos com e sem deficiência) e exclusivo(composto apenas por alunos com algum tipo de deficiência) no desenvolvimento de processos ensino-aprendizagem. Desse modo, o presente estudo objetivou analisar o processo ensino-aprendizagem, em aulas de Educação Física, de movimentos básicos do Tae-Kwon-Do em ambientes exclusivo e inclusivo de atendimento a alunos que apresentam deficiência mental. Participaram da pesquisa descritiva seis alunos de uma escola especial com deficiência mental e 26 alunos de uma escola regular. Ao longo do primeiro semestre letivo de 2007, os alunos com deficiência mental foram submetidos a aulas alternadas em ambiente exclusivo e inclusivo. Os resultados encontrados indicam não haver diferença na resposta motora dos alunos da escola especial, quer no ambiente exclusivo quer no ambiente inclusivo. Mais do que discutir se o atendimento educacional de alunos com deficiência mental deve ocorrer em ambiente inclusivo ou exclusivo, importa aprimorar a organização do ambiente de aprendizagem para que eles realmente aprendam.

Palavras-chave: Inclusão Escolar. Educação Física. Deficiência Mental.

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Como Citar

Cruz, G. de C., & Lemishka, I. (2010). <b>Ambientes inclusivo e exclusivo no processo ensino-aprendizagem de pessoas com deficiência mental em aulas de educação física</b>. Revista Educação Especial, 1(1). https://doi.org/10.5902/1984686X2118

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua