Avaliação de habilidades motoras de uma criança com paralisia cerebral incluída em contexto escolar regular

Autores

  • Luciana Ramos Baleotti Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Unesp, campus de Marília.
  • Ludimila Aparecida dos Santos
  • Mariana Dutra Zafani

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X13503

Palavras-chave:

Terapia ocupacional, Educação especial, paralisia cerebral

Resumo

A possibilidade de avaliar as habilidades motoras de alunos com paralisia cerebral (PC) pode ser uma estratégia eficaz a possibilitar a interdisciplinaridade entre terapeutas ocupacionais e professores na busca de alternativas que viabilizem o sucesso da inclusão desses alunos. Objetivou-se avaliar e descrever as habilidades motoras de uma criança com PC na realização de atividades escolares. Participaram do estudo uma criança com PC do tipo hemiparética, com cinco anos de idade, e seu professor. Para coleta de dados utilizou-se um roteiro de entrevista aplicado ao professor a fim de identificar duas atividades difíceis de a criança realizar, e uma escala de avaliação de habilidades motoras (School-AMPS). Esta foi utilizada para coletar os dados durante a observação da criança em ambiente naturalístico, realizando as atividades previamente indicadas pelo professor. A análise de dados da entrevista foi subsidiada pela abordagem qualitativa e a análise de dados da School-AMPS foi feita com base na pontuação obtida pela criança em cada um dos itens desta escala. Os resultados da entrevista revelaram que as atividades difíceis de a criança realizar eram o recorte e a escrita. Os dados da School-AMPS permitiram identificar as habilidades e os aspectos funcionais que podem ser estimulados pelo professor no contexto educacional. Este estudo possibilitou verificar a participação e/ou a restrição em atividades reais e significativas para o sujeito. Os resultados apresentados podem ser úteis aos profissionais da educação que trabalham com essa clientela, auxiliando-os no processo de intervenção interdisciplinar que busca a participação da criança em atividades.

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Biografia do Autor

Luciana Ramos Baleotti, Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Unesp, campus de Marília.

Professora  Assistente Doutora - Nível II. Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Faculdade de Filosofia e Ciências, Unesp, campus de Marília.

Ludimila Aparecida dos Santos

Terapeuta Ocupacional

Mariana Dutra Zafani

Terapeuta Ocupacional, Doutoranda em Educação, Unesp-Marília, Mestre em Educação, UNESP-Marília, SP, Aprimoramento Profissional em “Terapia Ocupacional Aplicada às Necessidades da Educação Especial”, UNESP – Marília, SP.

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Publicado

2014-12-19

Como Citar

Baleotti, L. R., Santos, L. A. dos, & Zafani, M. D. (2014). Avaliação de habilidades motoras de uma criança com paralisia cerebral incluída em contexto escolar regular. Revista Educação Especial, 1(1), 149–164. https://doi.org/10.5902/1984686X13503

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

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