<b>PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS NA ESCOLA DE SURDOS DE SANTA MARIA</b>

Autores

  • Michele Quinhones Pereira Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Santa Maria, Rio Grande do Sul
  • Vera Lucia Marostega Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Resumo

Este texto resulta de uma pesquisa realizada no ano de 2001, tendo como objetivo identificar, junto ao professor ouvinte, a sua concepção de educação de Surdos e sua visão perante a implementação da mesma; bem como verificar as diferenças evidenciadas na sua atuação prática atual em relação às experiências vivenciadas anteriormente. A proposta metodológica que norteia esse trabalho é a abordagem qualitativa. Realizou-se, neste estudo, uma descrição pautada na revisão bibliográfica sobre a temática proposta e a análise dos dados obtidos através da entrevista semi-estruturada, aplicada a três professores da Escola de Surdos de Santa Maria-RS. Nessa entrevista, os professores relataram suas experiências frente à Educação de Surdos, visando o desenvolvimento e a aprendizagem desses e a expectativa em relação à Escola de surdos, considerando o espaço e a concepção adotada. A análise dos dados indica que a abordagem bilíngüe permeia toda a prática dos professores, instrutores e alunos surdos. A expectativa é contemplar todos os anseios da comunidade surda. Esta pesquisa mostrou que os profissionais, assim como a comunidade escolar, estão conscientes e desencadeando um processo de construção coletiva para que a referida escola seja um ambiente que favoreça o desenvolvimento e aprendizagem de seus educandos, considerando suas características específicas da surdez e vislumbrando uma educação bilíngüe para Surdos.

Palavras-chave: perspectivas, educação, surdos.

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Como Citar

Pereira, M. Q., & Marostega, V. L. (2012). <b>PERSPECTIVAS PEDAGÓGICAS NA ESCOLA DE SURDOS DE SANTA MARIA</b>. Revista Educação Especial, 55–64. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5068

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua