<b>Criatividade e altas habilidades/superdotação</b>

Autores

  • Denise de Souza Fleith Universidade de Brasília, Brasília, Distrito Federal

Resumo

Identificar e estimular a criança com altas habilidades/superdotação tem se constituído em um desafio para educadores e psicólogos. Muitas concepções acerca do fenômeno das altas habilidades têm sido propostas por estudiosos desde o início do século XX. Uma das concepções mais conhecidas sobre o superdotado é de que seria aquele indivíduo que se sai bem nos testes de inteligência, ou que apresenta um desempenho intelectual superior. Entretanto, superdotação não pode ser considerada exclusivamente como sinônimo de QI alto. Concepções atuais sobre este fenômeno têm chamado a atenção para a importância de se considerar outros aspectos como influência do ambiente, sorte, autoconceito positivo, motivação e, especialmente, a criatividade. Dois importantes objetivos da educação do aluno com altas habilidades/superdotação são: (a) desenvolver talentos e habilidades, auxiliando estes indivíduos a atualizarem seu potencial e se tornarem criativos, e (b) habilitá-los a darem contribuições criativas à sociedade. O objetivo deste artigo é, portanto, discutir a importância da criatividade no desenvolvimento de altas habilidades/superdotação.

Palavras-chave: Superdotação. Altas Habilidades. Criatividade. Inteligência.

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Como Citar

Fleith, D. de S. (2011). <b>Criatividade e altas habilidades/superdotação</b>. Revista Educação Especial, (28), 219–232. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4287

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua