As Teorias de Gardner e de Sternberg na Educação de Superdotados

Autores

  • Maria Clara Sodré Salgado Gama Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro,

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X14320

Palavras-chave:

Inteligência, Superdotação, Currículo

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X14320

O objetivo deste trabalho é propor duas conceituações de inteligência – diferentes porém compatíveis – na fundamentação teórica do trabalho com alunos superdotados. O texto enfatiza a existência de diferentes teóricos que, a partir de pressupostos variados, chegam a concepções diversas sobre inteligência; parte da constatação de grande variedade de conceitos, para chegar às conceituações contemporâneas de Howard Gardner e Robert Sternberg.  Segundo Gardner, em sua Teoria das Inteligências Múltiplas, existem pelo menos oito inteligências (linguística, logicomatemática, cinestésica, espacial, musical, interpessoal, intrapessoal e naturalista), que correspondem a diferentes sistemas simbólicos; e segundo Sternberg, em sua Teoria Triárquica de Inteligência, existem três diferentes formas de inteligência (analítica, criativa e prática).  Na concepção de Gardner, as inteligências referem-se a diferentes conteúdos da cognição, enquanto que na de Sternberg, o comportamento inteligente se dá através de diferentes processos.  Os diferentes processos definidos por Sternberg podem ser aplicados a cada uma das inteligências de Gardner, não só na identificação de alunos superdotados, como também no desenvolvimento de currículos especiais que de fato levem alunos superdotados ao maior desenvolvimento possível de seus potenciais.

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Biografia do Autor

Maria Clara Sodré Salgado Gama, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro,

Pedagoga, Mestre em Educação pelo Lesley College,  Boston e Doutora em Educação de Superdotados pela Columbia University, Nova York.  Professora da PUC-RJ, Diretora Técnica da ACERTA e Superintendente do ILECCA

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Publicado

2014-09-23

Como Citar

Sodré Salgado Gama, M. C. (2014). As Teorias de Gardner e de Sternberg na Educação de Superdotados. Revista Educação Especial, 27(50), 665–674. https://doi.org/10.5902/1984686X14320

Edição

Seção

Dossiê: Altas Habilidades/Superdotação