Philip dos Civilizados, o selvagem da Selva de Pedra

Autores

  • Cláudia Rodrigues de Freitas Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X8954

Palavras-chave:

School Inclusion, Special Education, Special Education Services, Pervasive Developmental Disorders.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X8954

 

Este artigo analisa os modos de organizar a vida e aprendizagens de um menino em situação de sofrimento psíquico e desamparo social, a partir do momento em que é atendido em um espaço escolar. A experiência envolve a tessitura de redes de conversações entre aqueles que convivem com Philip, um menino encaminhado ao Atendimento Educacional Especializado (AEE) a partir do diagnóstico de autismo, uma das formas de dizer no campo do Transtorno Global de Desenvolvimento (TGD). O espaço de acolhimento proposto teve como intenção ampliar a forma de viver e de aprender de Philip. As intervenções surgem e se desenham a partir da invenção do brincar e se tornam visíveis no encontro do olhar, no sorriso, no manuseio dos objetos da vida comum e fundamentalmente na interação com as pessoas ao seu entorno. A inserção e invenção do/no espaço educativo tem o propósito de transformar o sofrimento em vida e possibilidades de aprendizagem. O resultado deste trabalho forja transformações estruturais na convivência entre Philip e todos aqueles em interação com ele. Redes de conversação quando tecidas em rizoma, permitem a construção de saberes capazes de sustentar outro modo de viver.

 

Palavras chave: Inclusão Escolar; Educação Especial; AEE; TGD.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Rodrigues de Freitas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

http://lattes.cnpq.br/5266827280052272

Cláudia Rodrigues de Freitas é Doutora em Educação pelo PPGEDU/UFRGS, na Linha de pesquisa “Processos de Exclusão e Participação em Educação Especial”. Possui Formação em Psicopedagogia pela Escuela Psicopedagógica de Buenos Aires – EPsiBA em Curso de Formación En Psicopedagogia Clínica. Foi professora na Rede Municipal de Porto Alegre até julho de 2010, atuando no Atendimento Educacional Especializado (AEE) com crianças de zero a seis anos. Foi Professora Substituta na Faculdade de Educação da UFRGS em 2011 e 2012. Integrante do Núcleo de Estudos em Políticas de Inclusão Escolar – NEPIE/FACED/UFRGS. É Preceptora em Educação na Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Mental Coletiva: formação em área profissional da saúde na modalidade educação pós-graduada em serviço – UFRGS. Atualmente faz Pós-doutorado na linha de pesquisa de Processos de Exclusão e Participação em Educação Especial – UFRGS.

Downloads

Publicado

2014-06-02

Como Citar

Freitas, C. R. de. (2014). Philip dos Civilizados, o selvagem da Selva de Pedra. Revista Educação Especial, 27(49), 431–446. https://doi.org/10.5902/1984686X8954

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua