Contribuições da consultoria colaborativa para a inclusão de pessoas com deficiência intelectual.

Autores

  • Sandra Lúcia Silva Araújo Universidade Federal de São Carlos
  • Maria Amélia Almeida Departamento de Psicologia -UFSCAR

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X8639

Palavras-chave:

Collaborative consultation, School inclusion, Intellectual disabilities.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X8639

 

Neste artigo procuraremos mostrar as possíveis contribuições da consultoria colaborativa para a inclusão de alunos com deficiência intelectual, por meio deuma análise reflexiva com base na literatura pertinente. Em um crescente processo de inclusão escolar, o ingresso de pessoas com deficiência intelectual tem representado um número significativo não somente no ambiente escolar como também no atendimento educacional especializado. A inclusão desses alunos tem despertado uma atenção especial assim como a necessidade de fazer ajustes ereflexões. Uma contribuição nesse sentido é a prática da consultoria colaborativa, que pode ser considerada como uma parceria entre professor de educação especial, ensino comum e outros profissionais. A efetivação dessa parceria pode trazer importantes contribuições para a família, para a escola  epara a comunidade. Neste sentido, a consultoria colaborativa pode ser uma alternativa para a inclusão de pessoas com deficiência intelectual, não apenas no âmbito da intervenção mas também no âmbito da prevenção, da reflexão e da transformação do meio escolar. Procuraremos, assim, fazer algumas reflexões sobre o tema, tomando como base a literatura pertinente. Palavras-chave: consultoria colaborativa, inclusão escolar, deficiência intelectual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Lúcia Silva Araújo, Universidade Federal de São Carlos

Pedagoga, com mestrado e doutorado em Educação Escolar (FCLAr-UNESP) e pós-doutoranda em Educação Especial (UFSCAR).

Maria Amélia Almeida, Departamento de Psicologia -UFSCAR

Possui graduação em Letras Anglo Portuguesas pela Universidade Estadual de Londrina (1975), Mestrado em  Educação Especial - George Peabody College for Teachers (1980 - USA), PhD em Educação Especial - Vanderbilt University (1987- USA) e Pós-Doutorado em Educação Especial pela University of Georgia  (2002).  É professora Adjuntada Universidade Federal de São Carlos. Docente do Programa de Pós Graduação em Educação Especial e do curso de Licenciatura em Educação Especial. Coordenadora pró-tempore do Curso de Licenciatura em Educação Especial. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial durante os períodos de: 10/2002 a 10/2004; 10/2004 a 10/2006; 10/2006 a 04/2008. É Membro do Corpo Editorial do Journal of International Special Education e da Revista Brasileira de Educação Especial. Revisora de vários periódicos brasileiros. Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial-ABPEE - Gestão: janeiro/2008 a dezembro/2009. Vice-Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial-ABPEE - Gestão: janeiro/2004-dezembro/2005 e janeiro/2006-dezembro/2007.  Realiza investigações na área de Educação Especial, com interesse em: deficiência intelectual, autismo, inclusão, profissionalização, comunicação alternativa e ampliada, ensino e consultoria colaborativa. (Texto informado pelo autor)

Downloads

Publicado

2014-06-02

Como Citar

Araújo, S. L. S., & Almeida, M. A. (2014). Contribuições da consultoria colaborativa para a inclusão de pessoas com deficiência intelectual. Revista Educação Especial, 27(49), 341–352. https://doi.org/10.5902/1984686X8639

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)