<b> O professor da Educação Especial e o processo de ensino-aprendizagem de alunos com autismo</b>

Autores

  • Andréa R. dos S. Boettger Giardinetto Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) - Campus de Marília, São Paulo.
  • Ana Carla Lourenço Atua como Pedagoga em escolas da cidade de Pederneiras, SP, Brasil.
  • Vera Lucia M. Fialho Capellini Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – Campus de Bauru/SP/Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X5833

Palavras-chave:

Autism, Special education, Teaching.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X5833


O presente trabalho tem como tema o autismo, e buscou verificar como ocorre o processo de ensino-aprendizagem de alunos com autismo em uma escola de educação especial. O Autismo infantil é hoje classificado como um dos “Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD)” e é caracterizado por um comprometimento grave e global em diversas áreas do desenvolvimento, como nas habilidades de interação social recíproca, habilidades de comunicação e presença de estereotipias de comportamento, interesses e atividades. Esse trabalho teve como objetivo identificar a metodologia de ensino utilizada com crianças com autismo na educação especial e verificar em que aspectos essa metodologia auxilia no processo de ensino-aprendizagem desses alunos. Para tal, participaram da pesquisa uma professora especialista e três alunos com autismo de uma Escola de Educação Especial localizada no interior do Estado de São Paulo. Para a coleta de dados foram realizadas 19 observações de atividades realizadas pelos alunos com autismo em sala de aula e aplicada uma entrevista semi-estruturada à professora especialista. Os resultados demonstraram que a professora especialista não utiliza nenhuma metodologia de ensino específica para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem desses alunos, apesar de existirem algumas metodologias específicas para crianças com autismo, que são empregadas em escolas de educação especial. Assim, verifica-se uma lacuna no processo de ensino por parte da professora e uma incerteza quanto ao processo de aprendizagem desses alunos com autismo, nessa instituição.

 

Palavras-chave: Autismo, Educação Especial, Ensino.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andréa R. dos S. Boettger Giardinetto, Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) - Campus de Marília, São Paulo.

Doutora em Educação, Docente do Curso de Terapia Ocupacional, Departamento de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UNESP-Campus de Marília.

Ana Carla Lourenço, Atua como Pedagoga em escolas da cidade de Pederneiras, SP, Brasil.

Pedagoga graduada pela UNESP de Bauru em 2011.

Vera Lucia M. Fialho Capellini, Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – Campus de Bauru/SP/Brasil.

Doutora em Educação Especial, Docente do Curso de Pedagogia, Departamento de Educação da UNESP – Campus de Bauru.

Downloads

Publicado

2013-06-06

Como Citar

Giardinetto, A. R. dos S. B., Lourenço, A. C., & Capellini, V. L. M. F. (2013). <b> O professor da Educação Especial e o processo de ensino-aprendizagem de alunos com autismo</b>. Revista Educação Especial, 26(46), 385–400. https://doi.org/10.5902/1984686X5833

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua