Inclusão escolar e Educação em Direitos Humanos: as concepções dos professores de um aluno cego

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X28363

Palavras-chave:

Educação em Direitos Humanos, Inclusão Escolar, Concepção dos Professores

Resumo

Este estudo, tem por objetivo, apresentar as concepções dos professores de um aluno cego sobre Direitos Humanos, Educação em Direitos Humanos e inclusão escolar no contexto da escola regular. A pesquisa apresenta-se por meio de uma abordagem qualitativa sob o método de um Estudo de Caso Instrumental. O campo empírico foi uma escola da rede pública municipal de Mossoró, Estado do Rio Grande do Norte. O período de construção dos dados foi de um semestre, no qual se desenvolveu entrevistas semiestruturadas. Para leitura e interpretação de dados da pesquisa, utilizou-se a interpretação direta. Os resultados alcançados evidenciam que há uma lacuna na formação inicial e continuada no que tange o viés educativo do debate em Direitos Humanos, engessando assim, práticas de cunho inclusivo que proporcionariam autonomia e empoderamento do aluno na condição de cegueira. Portanto, considera-se a importância de se estabelecer um diálogo permanente entre a Educação em Direitos Humanos e a Inclusão de pessoas cegas na escola pública. Assim, perspectivando uma escola que luta no combate a violação dos direitos fundamentais e busca o exercício efetivo da dignidade humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Linda Carter Souza da Silva, "Universidade Federal do Rio Grande do Norte"

Área: Educação

Luzia Guacira dos Santos Silva, "Universidade Federal do Rio Grande do Norte"

Departamento de Práticas Pedagógicas e Currículo

Área: Educação

Referências

BOBBIO, N. A era dos direitos. Nova ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. 7ª reimpressão.

CAIADO, K. R. M. Quando as pessoas com deficiência começam a falar: Histórias de resistência e lutas. IN: JESUS, et al. Inclusão, práticas pedagógicas e trajetórias de pesquisa. Porto Alegre: Mediação, 2009.

COMPARATO, F. K. A Afirmação Histórica dos Direitos Humanos. São Paulo: Editora Saraiva, 2010.

FERRERI, M. A. de. A era dos direitos humanos entre conflitos e diversidades políticas. IN: DESLANDES, K.; LOURENÇO, É. Por uma cultura dos direitos humanos na escola: princípios, meios e fins. Belo Horizonte, MG: Fino Traço, 2011.

FREIRE, Paula. Conscientização. Trad. De Tiago José Risi Leme. São Paulo: Cortez, 2016.

GÓES, M. C. R. de; LAPLANE, A. L. F. de. (orgs). 4.ed.rev. – Campinas, SP: Autores Associados, 2013.

GLAT, R. A integração social dos portadores de deficiência: uma reflexão. Rio de Janeiro, Sette Letras, 1998.

MAGALHÃES, R. C. B. P. Reflexões sobre a deficiência: uma introdução à educação especial. Fortaleza: Demócrito Rocha/Ed. UECE, 2002. P. 21-34.

MARTINS, L. A. R. Os desafios relativos à formação continuada de profissionais para atuação na Educação Inclusiva. IN: MENDES, E. G.; ALMEIDA, M. A. (org.) Marília: ABPEE, 2012.

_________. História da educação de pessoas com deficiência: da antiguidade ao início do século XXI. Campinas, SP: Mercado das Letras; Natal, RN:UFRN, 2015.

MARTINS SENA, B. Lugares da Cegueira: Portugal e Moçambique no Trânsito de Sentidos. 2011. 510 p. Tese (Doutorado em Sociologia). Universidade de Coimbra, Portugal, 2011.

O QUE É DIREITOS HUMANOS. DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS. Disponível em://www.dudh.org.br/definicao/. Acesso em: 05 de Novembro de 2016.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. Resolução 2.542/75. Declaração dos direitos das pessoas com deficiência.

SILVA, L. G. S. Inclusão: uma questão, também de visão. O aluno cego na escola comum. João Pessoa, PB: Editora Universitária, 2008.

________. Estratégias de ensino utilizadas, também, com um aluno cego em classe regular. IN: MARTINS, L. A. R. [et al.] organizadores. Inclusão: compartilhando saberes. 5.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

_________; ALVES, J. F.; OLIVEIRA, R. V. de. Inclusão de Alunos com Deficiência Visual: Módulo Didático 5. Natal, RN: EDUFRN, 2011.

SILVEIRA BUENO, J. G. Educação especial brasileira: integração/segregação do aluno diferente. 2.ed.rev. São Paulo: EDUC, 2004.

TOSI, G.; FERREIRA, L. F. G. Educação em Direitos Humanos nos sistemas internacional e nacional.IN: FLORES, E. C.; FERREIRA, L. F. G.; BARBOSA E MELO, V. L. EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS & EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS. João Pessoa: editora da UFPB, 2014.

TRINDADE, J. D. L., Anotações sobre a história social dos direitos humanos, in “Direitos Humanos. Construção da Liberdade e da Igualdade”, Centro de Estudos da Procuradoria Geral do Estado, São Paulo 1998.

Downloads

Publicado

2019-03-18

Como Citar

Silva, L. C. S. da, & Silva, L. G. dos S. (2019). Inclusão escolar e Educação em Direitos Humanos: as concepções dos professores de um aluno cego. Revista Educação Especial, 32, e29/ 1–16. https://doi.org/10.5902/1984686X28363

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua