<b>Uso das tecnologias de informação e comunicação para pessoas com necessidades educacionais especiais como contribuição para inclusão social, educacional e digital>/b>

Autores

  • Daniela Cristina Barros de Souza Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista , Presidente Prudente, São Paulo
  • Danielle Aparecida do Nascimento dos Santos Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, São Paulo
  • Elisa Tomoe Moriya Schlünzen Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, São Paulo

Resumo

 

Este artigo visa demonstrar um trabalho realizado em um laboratório didático de pesquisa da FCT/Unesp - Presidente Prudente/ Brasil, cujo objetivo é usar as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para a inclusão digital e social de pessoas com necessidades especiais. Os alunos com Síndrome de Down e atraso cognitivo, inseridos em um ambiente Construcionista Contextualizado e Significativo (CCS), participam de atividades construídas a partir dos seus interesses e desejos, onde o computador torna-se um potencializador de habilidades, de forma a favorecer a construção do conhecimento. Para tanto, fizemos um estudo de caso de cada aluno, considerando suas dificuldades mentais, vivência social e familiar, e com isto temos a possibilidade de elaborar atividades significativas e que levem em consideração o seu contexto. Logo, o nosso objetivo foi criar possibilidades para que os alunos fossem capazes de explorar suas habilidades e competências independentemente de suas características físicas e/ou mentais, utilizando recursos como a rede Internet para pesquisas e uso de softwares diferenciados. Assim, este trabalho nos proporcionou resultados positivos, como a socialização e desenvolvimento afetivo e cognitivo dos alunos. Nosso trabalho com essas pessoas permitiu o acesso às diversas habilidades, possibilitando que os alunos se descobrissem como membros ativos e participantes da sociedade, por meio de um método capaz de superar padrões de inteligência estabelecidos pela mesma sociedade e proporcionar sua Inclusão Digital e Social, evidenciando seus potenciais e competências, desenvolvidos em um ambiente de aprendizado diferenciado com o uso das TIC.

 

Palavras-chave: Informática Educacional. Educação Especial. Abordagem Construcionista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Souza, D. C. B. de, Santos, D. A. do N. dos, & Schlünzen, E. T. M. (2012). <b>Uso das tecnologias de informação e comunicação para pessoas com necessidades educacionais especiais como contribuição para inclusão social, educacional e digital>/b>. Revista Educação Especial, 25–36. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4901

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua