<b>BURNOUT DOCENTE no trabalho com a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais </b>

Autores

  • Maria Inês Naujorks Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Resumo

O presente estudo objetiva identificar a incidência do Burnout em professores da rede comum de ensino do município de Três de Maio - RS, que trabalham com alunos com necessidades educacionais especiais - NEE incluídos, provenientes da Escola Especial Helen Keller. Sabe-se que ensinar exige conhecimento, pesquisa, competência profissional e, acima de tudo, querer bem aos educandos, sendo, portanto, uma tarefa extremamente complexa. Percebe-se que essa complexidade tende aumentar à medida que o professor se depara com aquele aluno que “não aprende”, haja vista tal aluno apresentar limitações que dificultam seu processo de aprendizagem. Isto poderia estar levando o docente a se sentir impotente frente às dificuldades do aluno, visto que, inconscientemente, estaria trazendo à tona todo um sofrimento seu, o qual poderia estar vinculado à sua história acadêmica e/ ou de vida. O texto pretende propor uma discussão preliminar a partir de alguns recortes do referencial teórico construído até o momento, e que apontam para a urgência de estudos que possibilitem resgatar no professor o desejo de continuar buscando seu ideal com prazer...sem sofrimento... sem desistir.

Palavras-chave: Burnout, Educação Especial, alunos com NEE.

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Como Citar

Naujorks, M. I. (2012). <b>BURNOUT DOCENTE no trabalho com a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais </b>. Revista Educação Especial, 1(1), 81–88. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5007

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

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