<b>Escolarização de jovens e adultos com deficiência intelectual: considerações sobre as pesquisas em dissertações e teses no período de 1988 a 2008 <b/>

Autores

  • Jéssica de Brito Universidade Federal de São Carlos
  • Juliane Ap. de Paula Perez Campos Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X4848

Palavras-chave:

Students with intellectual disabilities, Youth and adult special education

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X4848

 

O objetivo deste estudo foi investigar produções científicas sobre a temática da educação de jovens e adultos com deficiência intelectual, presentes em dissertações e teses no período de 1988 a 2008. Para isso, realizou-se o levantamento no banco de teses da Capes, por meio de busca com descritores específicos que contemplassem a educação de jovens e adultos, educação especial, e deficiência intelectual e mental. Foram selecionadas dez produções distribuídas em seis Instituições de Ensino Superior (IES), a maioria oriundas de IES públicas, relativas ao Programa de Pós-Graduação em Educação, e defendidas na década de 2000. A maior parte dos estudos incidiu sobre a alfabetização e sinalizou a necessidade de aprimoramento das práticas pedagógicas, bem como a importância da interação dos jovens e adultos portadores de deficiência intelectual com seus professores. Verificou-se ainda a existência de poucos estudos pertinentes a essa população em questão; apontando para um campo de conhecimento a ser devidamente desvendado.

Palavras-chave: Alunos com deficiência intelectual; Educação de jovens e adultos; Educação Especial.

 

 

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Biografia do Autor

Jéssica de Brito, Universidade Federal de São Carlos

Licencianda em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.

Juliane Ap. de Paula Perez Campos, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação Especial

Docente Adjunto do Departamento de Psicologia. Curso de Licenciatura em Educação Especial. UFSCAR

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Publicado

2012-12-26

Como Citar

Brito, J. de, & Campos, J. A. de P. P. (2012). <b>Escolarização de jovens e adultos com deficiência intelectual: considerações sobre as pesquisas em dissertações e teses no período de 1988 a 2008 <b/>. Revista Educação Especial, 26(45), 45–58. https://doi.org/10.5902/1984686X4848

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua