Adaptação do jogo trilha no desempenho das habilidades manipulativas de uma estudante com paralisia cerebral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X44023

Palavras-chave:

Paralisia cerebral, tecnologia assistiva, habilidades manipulativas.

Resumo

O presente estudo teve por objetivo analisar os efeitos do Jogo Trilha, adaptado de acordo com o desempenho de habilidades manipulativas de uma estudante de 14 anos com paralisia cerebral, além de descrever as etapas do processo de adaptação. Neste sentido, utilizou-se o delineamento de sujeito único, no modelo de retirada ou reversão ABAB, com a finalidade de avaliar o comportamento da estudante por meio da aplicação e da retirada sequencial da intervenção. A pesquisa foi dividida nas seguintes etapas: 1) Seleção do jogo; 2) Linha de base; 3) Adaptação do jogo e 4) Intervenção. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se uma folha de registro constando as variáveis de respostas com pontuação de zero a três, tendo como itens de avaliação: Precisão do movimento; Amplitude de movimento; Capacidade palmar e Velocidade do movimento. Todas as sessões foram filmadas para que a folha de registro fosse pontuada posteriormente às sessões com a participante. Os dados foram representados em gráficos, separados por variáveis, em que continham as descrições das adaptações realizadas. Como resultado, a participante obteve melhoras significativas em todas as variáveis compostas pelas habilidades manipulativas. Não obstante, quando houve a introdução das adaptações, as pontuações aumentaram e, quando houve a retirada da intervenção, as porcentagens diminuíram, mostrando relação funcional entre a variável independente (Jogo Trilha adaptado) e as variáveis dependentes (habilidades manipulativas). Deste modo, conclui-se que o jogo trilha adaptado foi eficaz no que tange às habilidades manipulativas da estudante com paralisia cerebral, favorecendo a sua autonomia durante o jogo.

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Biografia do Autor

Talita Maria Souza Santos, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Presidente Prudente, São Paulo, Brasil.

Mestranda na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Presidente Prudente, São Paulo, Brasil.


Manoel Osmar Seabra Junior, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Presidente Prudente, São Paulo, Brasil.

Professor doutor Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Presidente Prudente, São Paulo, Brasil.

Viviane Rodrigues, Centro Universitário Sagrado Coração, Bauru, São Paulo, Brasil.

Professora doutora na Centro Universitário Sagrado Coração, Bauru, São Paulo, Brasil.

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Publicado

2020-08-21

Como Citar

Santos, T. M. S., Seabra Junior, M. O., & Rodrigues, V. (2020). Adaptação do jogo trilha no desempenho das habilidades manipulativas de uma estudante com paralisia cerebral. Revista Educação Especial, 33, e27/ 1–27. https://doi.org/10.5902/1984686X44023