O uso da CIF no contexto escolar inclusivo: um mapeamento bibliográfico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X42725

Palavras-chave:

CIF, Classificação Internacional de Funcionalidade, Inclusão Escolar.

Resumo

A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) é uma classificação desenvolvida pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A partir de uma revisão da Classificação Internacional de Deficiências, Incapacidades e Desvantagens (CIDID), fez-se uma mudança de contexto, do enfoque negativo da deficiência e incapacidade para uma perspectiva positiva com ênfase nas atividades e na participação do indivíduo com alterações de função e/ou da estrutura do corpo (FARIAS; BUCHALLA, 2005). Esta classificação apresenta diferentes objetivos, sendo que, primordialmente pode oferecer um olhar sobre a funcionalidade e incapacidade global do indivíduo, assim como padronizar informações a serem utilizadas por diferentes profissionais, tais como: fisioterapeutas, fonoaudiólogos, professores, entre outros. Nesta padronização de informações, pode-se incluir o ambiente escolar. Este estudo teve como objetivo mapear publicações sobre o uso da CIF em ambiente escolar inclusivo. O método adotado foi uma revisão da literatura de caráter retrospectivo, em três indexadores de produção científica: Scielo, Lilacs e Pubmed. Resultou dessa busca 91 artigos, e, após a leitura dos resumos, 16 artigos preenchiam os critérios e foram lidos na íntegra. Verificou-se que há escassez de publicações sobre o tema e constatou-se a necessidade de novos estudos que contemplem esta temática. Uma vez que a CIF não classifica as pessoas, mas descreve a sua funcionalidade e incapacidade, é necessário que os profissionais inseridos no contexto escolar a dominem a fim de promover programas e políticas que respondam eficientemente às demandas de aprendizagem e desenvolvimento do indivíduo com deficiência, ampliando sua participação em atividades escolares e sociais.

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Biografia do Autor

Mariângela Castilho Uchoa de Oliveira, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, SP

Mestra pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, SP, Brasil.

Camila Miccas, Centro Universitário Sumaré, São Paulo, SP

Professora doutora do Centro Universitário Sumaré e da rede estadual de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Catherine Oliveira de Araújo, Centro Universitário Adventista de São Paulo, São Paulo, SP

Professora doutora do Centro Universitário Adventista de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Maria Eloisa Famá D'Antino, Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, SP

Professora doutora da Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, SP, Brasil.

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Publicado

2021-03-23

Como Citar

Oliveira, M. C. U. de, Miccas, C., Araújo, C. O. de, & D’Antino, M. E. F. (2021). O uso da CIF no contexto escolar inclusivo: um mapeamento bibliográfico. Revista Educação Especial, 34, e15/1–20. https://doi.org/10.5902/1984686X42725

Edição

Seção

Revisão de literatura/Estudo teórico