<b> Reflexão sobre as interações sociais: pessoas idosas com deficiência mental</b>

Autores

  • Lenir Santos Schettert Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, Rio Grande do Sul

Resumo

O propósito desta pesquisa foi a investigação sobre as condições de vida de deficientes mentais idosos institucionalizados na Escola de Educação Especial “Recanto Feliz” e Asilo São Vicente de Paulo, instituições localizadas no município de Palmeira das Missões- RS, através de um estudo sobre a importância das interações sociais para estes sujeitos. Utilizou-se de um estudo de caso comparativo entre os idosos das respectivas instituições. O procedimento da análise dos dados buscou uma aproximação com as teorias vygotskyana e walloniana e a investigação evidenciou a necessidade do desenvolvimento de mais pesquisas no campo das ciências humanas como forma de sustentar e qualificar as práticas institucionais voltadas para o deficiente mental idoso. O idoso institucionalizado na escola vivenciou uma prática interativa que favoreceu o seu desenvolvimento quanto a comunicação, ao uso da linguagem e a sua convivência no grupo. A idosa da casa asilar permanece no mesmo nível de desenvolvimento, tendo em vista o seu contexto social.

Palavras-chave: Idoso. Deficiência Mental. Interações Sociais.

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Publicado

2011-11-10

Como Citar

Schettert, L. S. (2011). <b> Reflexão sobre as interações sociais: pessoas idosas com deficiência mental</b>. Revista Educação Especial, (29). Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4178

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua