<b>Centros comunitários para desenvolvimento de talentos - O CEDET</b>

Autores

  • Zenita C. Guenther CEDET - ASPAT, Lavras, Minas Gerais,

Resumo

O Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento, CEDET, (Guenther, 2002 - 2006) desenvolve um programa educacional para estudantes dotados e talentosos integrado ao sistema escolar, que visa diminuir a distância entre o que se sabe, pelos resultados de estudos científicos e o que se faz, nessa área, no trabalho educacional com crianças e jovens. A metodologia de identificação caracteriza-se pela busca sistemática dos alunos dotados na população escolar, sem esperar que sejam "indicados". A organização pedagógica apóia-se em um referencial teórico construído com bases no pensamento humanista, contemplando as dimensões básicas à formação da personalidade: auto-conceito; conceito do outro; e visão de mundo. Sua dinâmica de ação envolve estabelecer uma rede de influência em que a família, a comunidade, a escola são chamadas a participar no processo educativo de cada criança, em diferentes momentos. O processo de estimulação do domínio de capacidade identificado é regido por um Plano Individual de Trabalho feito semestralmente pela criança junto com o seu orientador, seguindo dois eixos de objetivos: desenvolver a capacidade natural e talento sinalizado, e aperfeiçoar aspectos da formação pessoal. Em três momentos distintos de avaliação processual, (Guenther, 1996, 2002) verifica-se que os resultados alcançados respondem aos objetivos, e indicam coerência com o referencial teórico adotado.

Palavras-chave: Dotação. Superdotados. Talento. 

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Como Citar

Guenther, Z. C. (2011). <b>Centros comunitários para desenvolvimento de talentos - O CEDET</b>. Revista Educação Especial, (30), 167. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4054

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua