Identificação de Altas Habilidades em artigos publicados na Revista Educação Especial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X39764

Palavras-chave:

Altas habilidades, Educação Especial, identificação.

Resumo

A identificação de pessoas com altas habilidades (PAH), embora seja uma temática amplamente discutida no meio acadêmico, tem sido caracterizada como um processo complexo e desafiador, especialmente no contexto escolar, devido à escassez de instrumentos validados e ao despreparo de educadores no que se refere à identificação e ao atendimento as PAH. Os objetivos deste estudo foram: (i) caracterizar a produção científica sobre altas habilidades(AH) na Revista Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria – Brasil, em relação à distribuição temporal, ao tipo de produção científica, à autoria, à vinculação institucional e às temáticas; (ii) analisar as pesquisas empíricas sobre a identificação de PAH, em relação ao método, aos procedimentos, instrumentos e resultados alcançados. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica. Os artigos, publicados no período de 2000 a 2018, foram submetidos a uma análise quali-quantitativa. Os resultados demonstraram que há uma produção exígua (56) sobre as AH no periódico, sendo doze (12) artigos sobre a temática da identificação de PAH. Desse total, apenas oito (n=8) foram estudos empíricos. Além disso, constatou-se, principalmente, que houve: (i) aumento no número de artigos publicados sobre AH, variando em ascendências e declínios durante o período pesquisado; (ii) maior índice de publicações sobre alguns temas; (iii) fragilidades metodológicas nos estudos publicados, devido a lacunas na seleção e caracterização dos participantes, na descrição dos instrumentos de coleta e nos procedimentos de análise dos dados. Conclui-se que é necessário realizar mais pesquisas empíricas com/sobre esse público da Educação Especial e desenvolver estudos com mais rigor metodológico.

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Biografia do Autor

Josilene Domingues Santos Pereira, Instituto Federal da Bahia, Vitória da Conquista, Bahia, Brasil.

Professora do Instituto Federal da Bahia, Vitória da Conquista, Bahia, Brasil.

Fabiana Oliveira Koga, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília, São Paulo, Brasil.

Doutora pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília, São Paulo, Brasil.

Rosemeire de Araújo Rangni, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo, Brasil.

Professora doutora na Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo, Brasil.

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Publicado

2020-07-08

Como Citar

Pereira, J. D. S., Koga, F. O., & Rangni, R. de A. (2020). Identificação de Altas Habilidades em artigos publicados na Revista Educação Especial. Revista Educação Especial, 33, e18/ 1–26. https://doi.org/10.5902/1984686X39764

Edição

Seção

Revisão de literatura/Estudo teórico

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