Formação profissional integrada ao ensino médio: um estudo de caso com estudante surdo

Autores

  • Marimar da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina http://orcid.org/0000-0002-3132-1355
  • Hagar de Lara Tiburcio de Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X39507

Palavras-chave:

Inclusão, Estudantes Surdos, Formação Profissional.

Resumo

Este estudo, inserido na Área de Ensino, na linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica e de natureza aplicada, foi idealizado a partir da demanda de práticas educacionais inclusivas para estudantes Surdos de Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio de um Instituto Federal da região sul do Brasil, e tem como objetivo compreender como o estudante Surdo aprende um conceito complexo. Para isso, foi elaborado, implementado e avaliado um produto educacional com atividades de ensino sobre o conceito de Matriz, priorizando as particularidades de aprender desse estudante. A pesquisa, um estudo de caso com um único estudante Surdo do Curso Técnico em Informática, gerou dados a partir do estudo de documentos institucionais e textos de base de dados, de entrevistas, de atividades de aprendizagem e de procedimentos de ensino a partir de um tema gerador. A análise dos dados indica que se forem adotadas regularmente procedimentos metodológicos de ensino que respeitem as especificidades de aprender do estudante Surdo, agregado a recursos educacionais inclusivos, este terá mais condições de êxito na aquisição de conceitos complexos quando inseridos em contextos de ensino não-bilíngue. No entanto, o estudo alerta sobre a necessidade de expandir o universo da pesquisa visando corroborar, refutar e/ou aprofundar os resultados aqui apresentados.

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Biografia do Autor

Marimar da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Professora do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional Tecnológica em Rede Nacional/IFSC

Hagar de Lara Tiburcio de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional Tecnológica em Rede Nacional/IFSC

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Publicado

2020-03-09

Como Citar

Silva, M. da, & Oliveira, H. de L. T. de. (2020). Formação profissional integrada ao ensino médio: um estudo de caso com estudante surdo. Revista Educação Especial, 33, e4/ 1–23. https://doi.org/10.5902/1984686X39507

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

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