Caminhos formativos no contexto inclusivo para estudantes com deficiência e outras condições atípicas

Autores

  • Annie Gomes Redig Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X35721

Palavras-chave:

Plano de Ensino Individualizado, Plano Individualizado de Transição, Inclusão social e laboral.

Resumo

O presente trabalho com base em uma revisão da literatura específica da área se propõe a discutir o itinerário formativo e estratégias que podem ser utilizadas para auxiliar no processo de transição da escola para a vida independente de alunos com deficiência. Quando debatemos a política de Educação Inclusiva, um dos desafios é a escolarização de jovens e adultos com deficiência no Ensino Fundamental II e Médio. Sendo assim, a escola precisa construir metodologias inclusivas que proporcionem a esse educando com deficiência, possibilidades de inserção social e laboral, juntamente com uma escolarização adequada que contemple aspectos voltados para a construção de conhecimentos, desenvolvimento psicossocial e laboral. Nessa direção, acreditamos que com a elaboração de práticas pedagógicas individualizadas atreladas e organizadas por documentos como o Plano de Ensino Individualizado (PEI) e Plano Individualizado de Transição (PIT), esse percurso formativo poderá ser construído de forma a possibilitar que a transição da escola para a vida independente aconteça de maneira estruturada e eficiente.

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Biografia do Autor

Annie Gomes Redig, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPEd-UERJ).

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Publicado

2019-04-03

Como Citar

Redig, A. G. (2019). Caminhos formativos no contexto inclusivo para estudantes com deficiência e outras condições atípicas. Revista Educação Especial, 32, e45/ 1–19. https://doi.org/10.5902/1984686X35721

Edição

Seção

Revisão de literatura/Estudo teórico