As representações de imagens grafo-táteis para o aluno cego no contexto educativo inclusivo

Autores

  • Alice Liberto Centro Regional de Viseu Universidade Católica Portuguesa
  • Célia Ribeiro Centro Regional de Viseu Universidade Católica Portuguesa
  • Cristina Simões Centro Regional de Viseu Universidade Católica Portuguesa

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X21934

Palavras-chave:

Cegueira, Inclusão, Representação grafo-tátil.

Resumo

Na tentativa de se encontrarem algumas respostas para as necessidades decorrentes da nossa prática educativa com alunos cegos, este estudo, de caráter exploratório, teve como principal objetivo conhecer as perceções e a importância que os alunos cegos e os professores de educação especial (EE) atribuem às representações de imagens grafo-táteis. Pretendeu, igualmente, perceber a pertinência da sua utilização no contexto educativo atual de inclusão.

Com base na observação de seis alunos com cegueira (congénita e adquirida), na identificação de imagens em relevo e no resultado de entrevistas efetuadas a seis professores de EE, foi possível concluir que a representação grafo-tátil é importante e pertinente para o aluno cego no contexto educativo inclusivo. Contudo, há ainda um longo caminho a percorrer na construção e utilização de materiais/imagens em relevo para motivar a aprendizagem e promover um ambiente facilitador da inclusão

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Biografia do Autor

Alice Liberto, Centro Regional de Viseu Universidade Católica Portuguesa

Mestre em Ciências da Educação, Especialização em Educação Especial


Docente de Educação Especial

Célia Ribeiro, Centro Regional de Viseu Universidade Católica Portuguesa

Doutorada em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra

Professora Auxiliar do Centro Regional de Viseu da Universidade Católica Portuguesa

Coordenadora Mestrado em Ciências da Educação, Especialização em Educação Especial

Coordenadora dos Centros de Dislexia e de Hiperatividade e Outra Perturbações do Comportamento

Cristina Simões, Centro Regional de Viseu Universidade Católica Portuguesa

Doutorada em Ciências da Educação, Área de Especialidade em Educação Especial. Docente de Educação Especial e docente convidada da Universidade Católica Portuguesa, Centro Regional de Viseu

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Publicado

2017-04-11

Como Citar

Liberto, A., Ribeiro, C., & Simões, C. (2017). As representações de imagens grafo-táteis para o aluno cego no contexto educativo inclusivo. Revista Educação Especial, 30(57), 9–26. https://doi.org/10.5902/1984686X21934

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua