A escola e a educação inclusiva: professoras e alunos em cena

Autores

  • Carla Mercês Rocha Jatobá Ferreira Universidade Federal de Ouro Preto- UFOP
  • Tatiane Felipe Lopes Pedagoga formada pela Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X19093

Palavras-chave:

A Escola e a Educação Inclusiva, Professoras e Alunos em Cena

Resumo

O artigo analisa tópicos da educação inclusiva relativos a professores e alunos. Destaca como elementos discursivos situações observadas no cotidiano de duas escolas públicas de uma cidade do interior mineiro, como também falas e opiniões emitidas por professoras e alunos das respectivas escolas. Estes dados se configuram como resultados de uma pesquisa desenvolvida com o apoio do Programa de Iniciação Científica da Universidade Federal de Ouro Preto, no período 2011-2013. A pesquisa é qualitativa e os dados foram coletados através de observações sistemáticas e entrevistas semi-estruturadas. Os resultados apresentados no artigo apontam para o desconforto e  queixa pelo despreparo pedagógico para o exercício de uma educação inclusiva, por parte das professoras. O artigo argumenta em favor de uma melhor compreensão do cotidiano escolar, quando este se apresenta permeado por situações que podem ser tratadas de maneira inclusiva. Em modo conclusivo, destaca a urgência de mudanças no olhar docente sobre aquelas crianças que demandam atenção diferencial, atentando-se  para que ‘déficits’ sejam minimizados  e possibilidades educativas buscadas, como possível saída para o imobilismo que transparece nos pronunciamentos docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Mercês Rocha Jatobá Ferreira, Universidade Federal de Ouro Preto- UFOP

Centro de Educação Aberta e a Distância

Departamento de Educação e Tecnologias

Tatiane Felipe Lopes, Pedagoga formada pela Universidade Federal de Ouro Preto

Pedagoga da rede privada da cidade de Mariana -MG

Downloads

Publicado

2016-08-09

Como Citar

Ferreira, C. M. R. J., & Lopes, T. F. (2016). A escola e a educação inclusiva: professoras e alunos em cena. Revista Educação Especial, 29(55), 441–456. https://doi.org/10.5902/1984686X19093

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua