Memória e identidade docente de uma professora surda do Ensino Superior

Autores

  • Zilda Maria de Oliveira Lana Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais
  • Fernanda Grazielle A. Soares de Castro Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais
  • Stela Maria Fernandes Marques Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X17812

Palavras-chave:

Memória, Identidade docente, Pessoas com surdez.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar e analisar relatos da trajetória docente de uma professora surda do Ensino Superior, buscando tecer considerações sobre sua memória e sua identidade docente. Para isso, são discutidas questões como as conquistas da comunidade surda, as mudanças no cenário educacional para os surdos e, ainda, aspectos teóricos sobre a formação da memória e da identidade docente. Caracteriza-se como um estudo de cunho qualitativo, no qual os relatos foram coletados através do método de entrevista semi-estruturada. Essa entrevista foi gravada em vídeo e posteriormente analisada. Os dados obtidos da professora surda permitem observar que sua memória e sua identidade profissional se constituem de aspectos diversos de ordem pessoal, profissional e de luta pelos direitos dos surdos. A entrevistada declara que, apesar de mudanças terem acontecido, com melhorias para o acesso ao ensino superior e à formação docente para surdos, ainda são necessárias reflexões e ações de reconhecimento e inserção dos surdos no ensino superior.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zilda Maria de Oliveira Lana, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais

Mestranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Fernanda Grazielle A. Soares de Castro, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais

Mestranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2016-03-02

Como Citar

Lana, Z. M. de O., Castro, F. G. A. S. de, & Marques, S. M. F. (2016). Memória e identidade docente de uma professora surda do Ensino Superior. Revista Educação Especial, 1(1), 69–82. https://doi.org/10.5902/1984686X17812

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua