Inclusão de estudante cego em curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas de uma instituição pública de ensino superior: um estudo de caso

Autores

  • Luciano Tadeu Esteves Pansanato Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Luzia Rodrigues Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Christiane Enéas Silva Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X17106

Palavras-chave:

Educação Superior, Inclusão Escolar, Estudante Cego, Adaptações Curriculares

Resumo

A proposta da educação inclusiva tem sido destaque na legislação brasileira nas últimas décadas. Entretanto, a concretização desse modelo é uma das questões que desafiam o sistema educacional de países do mundo todo, uma vez que requer recursos para adaptação dos ambientes físicos, aquisição de software específico, contratação de profissionais especializados, entre outras necessidades. Neste contexto, o objetivo deste artigo é apresentar as ações desenvolvidas para permitir a inclusão de um estudante cego na educação superior, por meio de um estudo de caso que teve como participante o próprio aluno. A apresentação deste estudo aborda as ações iniciais e também as ações específicas para superar as dificuldades encontradas. Os resultados indicam que as ações desenvolvidas alcançaram o efeito desejado de promover a inclusão e permanência do estudante cego, visto que ao término do curso este demonstrou domínio das habilidades e competências previstas no projeto político-pedagógico do curso. Espera-se que as ações apresentadas possam ser repetidas em outras situações nas quais seja necessário realizar práticas inclusivas.

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Biografia do Autor

Luciano Tadeu Esteves Pansanato, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Departamento de Computação. Área: Ciência da Computação. Professor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Câmpus Cornélio Procópio.

Luzia Rodrigues, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Departamento de Ensino. Área: Educação. Pedagoga naUniversidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Professora na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Christiane Enéas Silva, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Departamento de Computação. Área: Ciência da Computação. Tutora de Educação Especial na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) Câmpus Cornélio Procópio.

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Publicado

2016-08-09

Como Citar

Pansanato, L. T. E., Rodrigues, L., & Silva, C. E. (2016). Inclusão de estudante cego em curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas de uma instituição pública de ensino superior: um estudo de caso. Revista Educação Especial, 29(55), 471–486. https://doi.org/10.5902/1984686X17106

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua