<b>“Sem amor não se consegue desenvolver um bom trabalho”: análise das representações sociais de professoras sobre inclusão escolar</b>

Autores

  • Ednéia Rodrigues Albuquerque
  • Laêda Bezerra Machado

Palavras-chave:

Scholar Inclusion, Social Representations, Student disability.

Resumo

A legislação educacional, bem como a Política Nacional de Educação no Brasil destacam a Educação Especial como modalidade de educação escolar, oferecida, preferencialmente, na rede regular de ensino, cujo princípio orientador é a inclusão. Este artigo apresenta resultados de um estudo de representações sociais de inclusão escolar entre professoras da rede pública desenvolvido no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Os participantes da pesquisa são 43 professoras de alunos com deficiência da rede municipal de Jaboatão dos Guararapes - PE. As informações foram coletadas através da associação livre de palavras e os resultados indicam que a inclusão escolar na representação social das professoras é um ato de amor. O caráter afetivo das evocações se sobressai nas representações sociais do educando com deficiência afetando o significado de inclusão enquanto direito do aluno com deficiência. Assim, a Educação Especial, apesar de seus méritos formais, enquanto direito social garantido constitucionalmente às pessoas com deficiência continua sendo negada.

Palavras-chave: Inclusão Escolar. Representações Sociais. Aluno com Deficiência.

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Publicado

2009-04-29

Como Citar

Albuquerque, E. R., & Machado, L. B. (2009). <b>“Sem amor não se consegue desenvolver um bom trabalho”: análise das representações sociais de professoras sobre inclusão escolar</b>. Revista Educação Especial, 22(33), 73–84. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/170

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua