Formação continuada de professores: buscando melhorar e facilitar o ensino para deficientes visuais por meio de tecnologias assistivas

Autores

  • Miriam Ines Marchi Centro Universitário Univates
  • Tânia Núsia da Costa Silva Centro Universitário UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X16066

Palavras-chave:

Tecnologias assistivas. Deficiente Visual. Ensino de Química

Resumo

Este artigo é um recorte da dissertação de Mestrado intitulada: “Deficiente visual: ensinando e aprendendo química através das tecnologias assistivas no ensino médio” e compreende a formação continuada de professores abordando tecnologias assistivas para deficientes visuais. O curso ofertado aos professores de químicas e auxiliares, que trabalham com alunos deficientes visuais, teve como principal objetivo promover o desenvolvimento de novas práticas pedagógicas a partir das tecnologias assistivas. Foi utilizada a técnica de observação em duas escolas Estaduais de Boa Vista/RR para analisar as práticas e anseios dos professores e as necessidades dos alunos na sala de aula regular. A partir desta prática optou-se em promover o curso de Mecdaisy que é uma tecnologia brasileira que traz sintetizador de voz (narração e permite combinar texto, áudio e imagens para representar conteúdos). Constatou-se que a formação continuada possibilitou a reflexão e o crescimento tanto pessoal como profissional e a mudança nas práticas pedagógicas.

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Biografia do Autor

Miriam Ines Marchi, Centro Universitário Univates

Professora Doutora do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas e do MestradoProfissional em Ensino de Ciências Exatas da Univates, Lajeado, RS, Brasil.

Tânia Núsia da Costa Silva, Centro Universitário UNIVATES

Mestranda no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas da Univates-RS Especialista em Gestão do trabalho pedagógico e Tecnologias em Educação,  Professora da Rede estadual de Boa Vista, Roraima, Brasil.

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Publicado

2016-08-09

Como Citar

Marchi, M. I., & Silva, T. N. da C. (2016). Formação continuada de professores: buscando melhorar e facilitar o ensino para deficientes visuais por meio de tecnologias assistivas. Revista Educação Especial, 29(55), 457–470. https://doi.org/10.5902/1984686X16066

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua