Familiares de crianças e adolescentes com autismo: percepções do contexto escolar

Autores

  • Martha Morais Minatel Universidade Federal de Sergipe
  • Thelma Simões Matsukura Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X14708

Palavras-chave:

Autismo, Família, Escola

Resumo

Leis e diretrizes respaldam ações direcionadas à inclusão de pessoas com deficiência na rede regular de ensino. Objetivou-se identificar, sob a ótica de famílias de crianças e adolescentes com autismo, as experiências no contexto escolar vivenciadas pelos mesmos junto a escolas regulares e especiais. Foram participantes do estudo 20 famílias de indivíduos com autismo. Instrumentos utilizados: Questionário de Identificação e entrevista semiestruturada. Dados obtidos por meio do Questionário de Identificação foram analisados descritivamente e a análise qualitativa foi feita por meio da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo. Dentre os resultados identificou-se que das 20 crianças/adolescentes com autismo, 15 já estiveram na escola regular e somente 5 permaneceram. As percepções familiares das experiências no contexto educacional revelaram dificuldades e desafios, como a busca por uma escola que respondesse às expectativas parentais, a garantia da vaga e a garantia da inclusão e respeito aos direitos do filho enquanto pessoa em desenvolvimento e com necessidades a serem consideradas. Observou-se que as preocupações das famílias voltam-se para questões do cuidado, aceitação e respeito a seus filhos. Considera-se que as famílias vivenciaram um cotidiano marcado por dificuldades e preocupações no processo de inclusão escolar, no que diz respeito aos direitos, ao cuidado e ao preparo da escola em receber essa população; destacou-se a vivência do preconceito e da discriminação. Acredita-se que este artigo traz contribuições para a ampliação do conhecimento da realidade vivida por famílias de pessoas com autismo.

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Biografia do Autor

Martha Morais Minatel, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Terapia Ocupacional pelo Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional,  Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos, SP, Brasil, Professora Assistente do Núcleo de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Sergipe.

Thelma Simões Matsukura, Universidade Federal de São Carlos

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental, Universidade  de São Paulo -USP, Ribeirão Preto, SP, Brasil, Docente dos Programas de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional e de Pós-Graduação em Educação Especial, Departamento de Terapia Ocupacional, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de São Carlos -UFSCar, São Carlos, SP, Brasil.

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Publicado

2015-05-11

Como Citar

Minatel, M. M., & Matsukura, T. S. (2015). Familiares de crianças e adolescentes com autismo: percepções do contexto escolar. Revista Educação Especial, 28(52), 429–442. https://doi.org/10.5902/1984686X14708

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

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