Normas da Revista

A Revista Educação Especial, editada pela Universidade Federal de Santa Maria, objetiva veicular somente artigos inéditos na área da Educação Especial. A revista é trimestral, sendo que os três primeiros números do ano atendem a demanda do fluxo contínuo e o quarto número do ano é organizado na forma de Dossiê Temático. A comissão editorial reserva-se o direito de não publicar artigos de mesma autoria em interstícios inferiores a duas edições. Além disso, recusa estudos que foram também submetidos a outros periódicos nacionais ou internacionais, bem como aqueles encaminhados para livros ou capítulos de livros. O processo de submissão e avaliação de artigos encaminhados é recebido através do Sistema Eletrônico de Editoração de Revista (SEER). Ao serem submetidos, os trabalhos são previamente avaliados pelo Conselho Editorial: aqueles que estiverem fora das normas editoriais serão devolvidos aos autores; os demais, encaminhados a pareceristas ad hoc para avaliação. A identificação dos autores e instituições não deve constar no texto enviado para avaliação. A aprovação ou recusa de cada artigo depende da disponibilidade e agilidade do Conselho Editorial e dos pareceristas ad hoc.

A Revista Educação Especial possui um modelo para o envio dos artigos, o qual pode ser encontrado abaixo. É obrigatório uso para a adequação do artigo às normas da Revista.

Template

Os autores deverão observar as seguintes instruções específicas:

1. Serão aceitos textos originais que se enquadrem nas seguintes Modalidades (que devem ser indicadas no Template):

a) Relato de pesquisa: Resultados de pesquisa empírica ou investigação baseada em dados empíricos (estudo de caso), utilizando metodologia científica. São priorizados artigos destinados à divulgação de resultados de pesquisas originais recentes que avancem no conhecimento da área da educação especial. Todas as pesquisas desta seção, que envolvam seres humanos, devem vir acompanhadas da aprovação pela aprovação em Comitê de Ética, e ser submetido como documento suplementar.

b) Revisão de literatura/Estudo teórico: Revisão de literatura (estado da arte), narrativa, integrativa, sistemática ou meta análise da produção científica e acadêmica. Consta na análise de um corpo abrangente de investigação, relativo a assuntos de interesse para o desenvolvimento da área da educação especial. A revisão sistemática e meta análises deve descrever pormenorizadamente a metodologia e os procedimentos utilizados para busca dos estudos originais, sendo que a Revista Educação Especial indica a utilização de uma das seguintes diretrizes: Eric - Education Resources Information Center (https://eric.ed.gov), Scielo - Scientific Electronic Library Online (http://www.scielo.org/php/index.php) ou Portal Periódicos CAPES (http://www-periodicos-capes-gov-br.ez47.periodicos.capes.gov.br/index.php?option=com_phome&Itemid=68&).
É necessário explicitar os critérios utilizados na seleção dos estudos que foram incluídos e excluídos da revisão e os procedimentos metodológicos empregados na análise e síntese dos resultados (que poderão ou não ser procedimentos de meta-análise). Espera-se que os autores definam claramente uma pergunta norteadora da revisão e, na análise da produção científica, identifiquem relações, contradições, lacunas e/ou inconsistências existentes na literatura. Também é esperado que, a partir dos resultados, os autores sugiram os próximos passos de investigação para a resolução dos problemas identificados.

Os textos de autores nacionais serão aceitos em português. Os textos de autores estrangeiros serão aceitos em português (PT), inglês ou espanhol, devidamente revisados. É estimulada a publicação bilíngue em que, após aprovação final do texto, pode ser indicado aos autores interessados um tradutor ligado à revista.

2. O texto poderá ser redigido em língua portuguesa, espanhola, ou inglesa.

3. Deverá estar digitado no editor Word em fonte Arial, tamanho 12, com espaçamento simples. Figuras deverão vir anexadas junto ao texto no arquivo word, em formato JPEG. Tabelas ou quadros deverão ser elaboradas através da própria ferramenta de tabelas do word, com dimensões adequadas. Inserir este arquivo em: transferência do manuscrito. Deverá, ainda, ser enviado ao Presidente da Comissão Editorial, via Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), ou seja, online: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial, que os submeterá ao juízo do Conselho Editorial.

4. O texto, em geral, deverá ter uma extensão entre 4.000 e 7.000 palavras, desconsiderando na contagem das palavras o resumo, abstract e as referências.

5. O(s) nome(s) do(s) autor(es) e o título do artigo deve(m) ser incluído(s), por extenso e caixa baixa através dos formulários de metadados, preenchendo atentamente todas as informações solicitadas. Os autores deverão indicar endereço e e-mail completos para divulgação no artigo. Também deverão colocar maior nível de titulação, afiliação institucional, função profissional na instituição de origem, cidade, estado e país. Inserir, ainda no item metadados, o endereço para correspondência, e telefone para contato. No item URL deve ser disponibilizado o número para o link do currículo Lattes.

6. Cada artigo deverá ser encabeçado por um título em português, inglês e espanhol e resumo de, no máximo, 250 e, no mínimo, 150 palavras, em português, espanhol e inglês (abstract) – (Ver NBR-6028/nov. 2003 da ABNT). O resumo não deverá ser redigido na primeira pessoa e deverá conter o foco temático, o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do trabalho. Deverão ser indicadas três palavras-chave, em português, espanhol e inglês. Os textos devem ser inéditos e podem ser escritos em português, espanhol e inglês.

7. As notas de fim de texto devem ser utilizadas para algumas informações de caráter explicativo, não excedendo a utilização de 200 palavras, cada.

8. A revisão ortográfica e gramatical é de responsabilidade do(s) autor(es).

9. O número de autores recomendado por artigo é de, no máximo, cinco; após o terceiro, os dois últimos autores terão que declarar qual função exerceram junto ao texto.

10. A redação do texto, citações e referências deverão ser redigidas segundo as normas da ABNT (NBR-6023/ago. 2002). Incluir somente obras mencionadas no texto.

Normas:

Todos os exemplos aqui apresentados são fictícios.

– Autor pessoal

ÚLTIMO SOBRENOME (Caixa alta), Nome e Sobrenome. Título. 2. ed. (Número da edição) Local: Editora, ano.

– Até 3 autores

SILVA, Emanuel Tavares; GOMES, Galvão Vieira; SOUZA, Maria Nunes. Título. 13. ed. rev. e aum. Local: Editora, ano.

– Mais de 3 autores

SILVA, Emanuel Tavares. et al. Título: subtítulo. Local: Editora, ano.

– Organizador (es), coordenador (es), tradutor (es)

SILVA, Emanuel Tavares; GOMES, Galvão Vieira. (Org.). Título: subtítulo. Tradução de Nome e Sobrenome. [S.l.: s.n.] (Caso não contenha local e editora na obra referenciada), ano.

– Autor entidade

BRASIL. Ministério da Educação. Título. Brasília, DF, ano. 123p.

– Autoria desconhecida

PRIMEIRA palavra do título. Local:  Editora, ano.

– Partes/capítulo de obra

SILVA, Emanuel Tavares. Título da parte. In: SOUZA, Maria Nunes. (Org.). Título da publicação: subtítulo. Local: Editora, ano. p. 3-9.

SILVA, Emanuel Tavares. Título da parte. In: SILVA, Emanuel Tavares. (caso autor da parte seja igual ao da publicação no todo). Título da publicação. Local: Editora, ano. p. 3-9.

Monografias e partes de monografias em meio eletrônico e on-line

SILVA, Emanuel Tavares. Título. Local: Editora, ano. 1 CD-ROM.

SANTA MARIA. In: ENCICLOPÉDIA virtual dos municípios do RS. Local: Editora, ano. CD-ROM 1.

SILVA, Emanuel Tavares. Título. [S.l]: Editora, ano. Disponível em: <http://www.ufsm.br>. Acesso em: 3 jan. 2000.

VERBETE. In: DICIONÁRIO de línguas estrangeiras. Local: Editora, ano. Disponível em: <http://www.url completa>. Acesso em: 3 jan. 2000.

– Eventos (trabalhos apresentados)

SILVA, Emanuel Tavares.; GOMES, Galvão Vieira. Título. In: NOME DO EVENTO EM CAIXA ALTA, 1. (Numeração do evento, se houver), ano, local (do evento). Anais ... (mesmo caso para Resumos...) Local (da publicação): Editora, ano. p. 3-9. (Quando em meio eletrônico, adicione a descrição física do recurso utilizado após a paginação. Ex.: ... p. 3-9. 1 CD-ROM.)

– Eventos (trabalhos apresentados) on-line:

SILVA, Emanuel Tavares.; GOMES, Galvão Vieira. Título. In: NOME DO EVENTO EM CAIXA ALTA, 1. (Numeração do evento, se houver), ano, local (do evento). Anais eletrônicos... Local: Editora, ano. Disponível em: <http://www.url completa>. Acesso em: 3 jan. 2000.

– Artigos e/ou matéria de revista

SILVA, Emanuel Tavares. Título do artigo. Título da publicação, local, n. 1 (número da publicação), p. 3-9 (paginação inicial e final), jan. 2000 (data da publicação).

– Artigos on-line

SILVA, Emanuel Tavares. Título do artigo. Título da revista. Local, numeração, jan. 2000 (data da publicação). Disponível em: <http://www.url completa>. Acesso em: 3 jan. 2000.