Normas da Revista

A Revista Educação Especial, editada pela Universidade Federal de Santa Maria, objetiva veicular somente artigos inéditos na área da Educação Especial. A revista é quadrimestral, sendo que os dois primeiros números do ano atendem a demanda do fluxo contínuo e o terceiro número do ano é organizado na forma de Dossiê Temático. A comissão editorial reserva-se o direito de não publicar artigos de mesma autoria em interstícios inferiores a duas edições. Além disso, recusa estudos que foram também submetidos a outros periódicos nacionais ou internacionais, bem como aqueles encaminhados para livros ou capítulos de livros. O processo de submissão e avaliação de artigos encaminhados é recebido através do Sistema Eletrônico de Editoração de Revista (SEER). Ao serem submetidos, os trabalhos são previamente avaliados pelo Conselho Editorial: aqueles que estiverem fora das normas editoriais serão devolvidos aos autores; os demais, encaminhados a pareceristas ad hoc para avaliação. A identificação dos autores e instituições não consta no texto enviado para avaliação. A aprovação ou recusa de cada artigo depende da disponibilidade e agilidade do Conselho Editorial e dos pareceristas ad hoc.


Os autores deverão observar as seguintes instruções específicas:

1. O texto poderá ser redigido em língua portuguesa, espanhola, francesa ou inglesa.

2. Deverá estar digitado no editor Word ou InDesign em fonte Arial, tamanho 10, com espaçamento simples. Se possuir figura, a mesma deverá vir no formato JPG; se houver tabela ou quadro, estes deverão vir redigidos no Adobe Table ou Excel, com o seguinte tamanho: largura máxima 12 cm e altura máxima 16 cm, inseridos nos locais adequados do texto. Inserir este arquivo em: transferência do manuscrito. Deverá, ainda, ser enviado ao Presidente da Comissão Editorial, via Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), ou seja, online: www.ufsm.br/revistaeducacaoespecial, que os submeterá ao juízo do Conselho Editorial.

3. O texto, em geral, deverá ter uma extensão entre 3.500 e 4.500 palavras, desconsiderando na contagem das palavras o resumo, abstract e as referências.

4. O(s) nome(s) do(s) autor(es) e o título do artigo deve(m) ser incluído(s), por extenso e caixa baixa através dos formulários de metadados, preenchendo atentamente todas as informações solicitadas. Os autores deverão indicar endereço completo e e-mail completo para divulgação no artigo. Também deverão colocar maior nível de titulação, afiliação institucional, função profissional na instituição de origem, cidade, estado e país. Inserir, ainda no item metadados, o endereço para correspondência, telefones para contato, fax. No item URL deve ser disponibilizado o número para o link do currículo Lattes.

5. Cada artigo deverá ser encabeçado por um título em português (ou espanhol ou em francês) e inglês e resumo de, no máximo, 250 e, no mínimo, 150 palavras, em português (ou espanhol ou francês) e inglês (abstract) – (Ver NBR-6028/nov. 2003 da ABNT). O resumo não deverá ser redigido na primeira pessoa e deverá conter o foco temático, o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do trabalho. Deverão ser indicadas três palavras-chave, em português (ou espanhol, ou francês) e inglês. Os textos devem ser inéditos e podem ser escritos em português, espanhol, francês, inglês.


6. As notas de rodapé devem ser utilizadas para algumas informações de caráter explicativo, não excedendo a utilização de 200 palavras. 

7. A revisão ortográfica e gramatical é de responsabilidade do(s) autor(es). 

8. A redação do texto, citações e referências deverão ser redigidas segundo as normas da ABNT (NBR-6023/ago. 2002). Incluir somente obras mencionadas no texto.


Normas básicas:
Autor pessoal

ÚLTIMO SOBRENOME (Caixa alta), A. B. (Primeiras letras do nome e sobrenomes) Título. 2. ed. (Número da edição) Local: Editora, ano. 224 p. 

– Até 3 autores

SILVA, E. T.; GOMES, G. V.; SOUZA, M. N. Título. 13. ed. rev. e aum. Local: Editora, ano.


– Mais de 3 autores

SILVA, E. T. et al. Título: subtítulo. Local: Editora, ano.

– Organizador(es), coordenador(es), tradutor(es)

SILVA, E. T.; GOMES, G. V. (Org.). Título. Tradução de Nome e Sobrenome. [S.l.: s.n.] (Caso não contenha local e editora na obra referenciada), ano. 

– Autor entidade 

BRASIL. Ministério da Educação. Título. Brasília, DF, ano. 123 p.

– Autoria desconhecida

PRIMEIRA palavra do título. Local: Editora, ano.