Histórias de formação de professores para a Classe Hospitalar

Autores

  • Sandra Maia Farias Vasconcelos Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X9118

Palavras-chave:

Classe Hospitalar, Formação de professores, Legislação.

Resumo

O serviço hospitalar, antes exclusivo da saúde, hoje comporta propostas educativascada vez mais frequentemente, com pesquisas realizadas por professores deuniversidades. Mas ainda um questionamento se põe: há necessidade de formaçãode professores para trabalhar com pessoas doentes? Quais as estratégias e quandoutilizá-las? Como abordar indivíduos doentes e provocar-lhes interesse emaprender? Como estabelecer um método que respeite desigualdades e valorizepontos em comuns? Partindo dessas reflexões, tivemos como objetivo resgatar ahistória da Classe hospitalar e da formação de professores atuando em ambienteespecial, também aportar conhecimentos acerca do tema, ainda incipiente noBrasil. Nossa pesquisa foi documental, com ênfase na Constituição de 1988 e naLDB, mas também resultante de nossa experiência acadêmica. A prioridade naformação de professores é tornar relevante a escolaridade no hospital, para oindivíduo e sua família.  Educaçãohospitalar é prevista em lei, acontece em instituição de saúde, casa de repousoou em residência e é dirigida a indivíduos que sofreram um rompimento na sua escolarização.A finalidade é mostrar ao paciente que ele mantém sua capacidade de aluno, comatividades que acionam suas habilidades. As atividades não negligenciamcritério e sistematização. O professor hospitalar respeita a fragilidade dessesalunos, seus níveis escolares e seu desejo de voltar à escola. Essa sensibilidadepode ser inerente aos professores quando escolhem este trabalho, mas nada osobriga a continuar se uma situação causar-lhes choque. Esta responsabilidadepermite aos professores perceber que a formação docente é sempre presente emsua vida pessoal e profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Maia Farias Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará

Departamento de Letras Vernáculas Programa de Pós-Graduação em Linguística

Downloads

Publicado

2014-12-19

Como Citar

Vasconcelos, S. M. F. (2014). Histórias de formação de professores para a Classe Hospitalar. Revista Educação Especial, 1(1), 27–40. https://doi.org/10.5902/1984686X9118

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua