Desafios da implantação do atendimento educacional especializado no Ensino Superior

Autores

  • Alexandra Ayach Anache Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
  • Sabrina Stella Maris Rovetto Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.
  • Regiane Alves de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X9037

Palavras-chave:

Special Education, Higher Education, Services Specialised.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X9037

 

Este trabalho teve como objetivo fazer um recorte sobre o Atendimento Educacional Especializado no Ensino Superior, utilizando como base, teóricos que versam sobre a implantação do AEE, desde os anos de 1950 à atualidade. Além disso, apresentaram-se algumas experiências de sucesso, no que se refere à implantação de programas de tecnologias assistivas e de acessibilidade, os quais têm contribuído para entrada, permanência e conclusão do ensino superior por pessoas com necessidades educacionais especiais. A partir do exposto, esta pesquisa teve caráter retrospectivo, descritivo e documentado a respeito da experiência do processo de implantação do AEE em uma instituição de ensino superior. Para tanto, foram utilizados registros em cadernos de campo e documentos escritos, que registraram o conteúdo de entrevistas informais, por meio da técnica da conversação, realizadas com os gestores, diretores, funcionários, professores e alunos, com e sem deficiência desta instituição. Participaram desta etapa de trabalho 238 pessoas, sendo 167 pessoas identificadas como apresentando algum tipo de deficiência e 71 professores, gestores e diretores. A partir deste trabalho, foi possível apresentar a possibilidade de desenvolver diversas ações de ensino, pesquisa e extensão, nos campi da universidade, direcionados às pessoas com necessidades educacionais especiais, apesar dos diversos entraves burocráticos ainda existentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandra Ayach Anache, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Professora Associada do Centro de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Coordenadora do Programa UFMS Acessível: Laboratório de Educação Especial.

Sabrina Stella Maris Rovetto, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Acadêmica do curso de Psicologia do Centro de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Estagiária do Programa UFMS Acessível: Laboratório de Educação Especial.

Regiane Alves de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Acadêmica do curso de História do Centro de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Bolsista do Programa UFMS Acessível: Laboratório de Educação Especial de Extensão Universitária da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis.

Downloads

Publicado

2014-06-02

Como Citar

Anache, A. A., Rovetto, S. S. M., & Oliveira, R. A. de. (2014). Desafios da implantação do atendimento educacional especializado no Ensino Superior. Revista Educação Especial, 27(49), 299–312. https://doi.org/10.5902/1984686X9037

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua