A instituição especializada em tempos de inclusão

Autores

  • Roseli Albino dos Santos UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ
  • Suelene Regina Donola Mendonça UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ
  • Mercia Cunha Oliveira UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X8755

Palavras-chave:

Instituição especializada, Deficiência, Inclusão, profissionais.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X8755


Este estudo buscou investigar os significados e sentidos sobre inclusão escolar e deficiência produzidos por um grupo de profissionais que atuam um uma instituição especializada localizada em um município do interior do Estado de São Paulo.Para a coleta dos dados foi utilizado um roteiro de entrevista semi-estruturada aplicada a diretora da instituição, duas coordenadoras pedagógicas e cinco professoras. Os dados foram submetidos a uma análise do tipo descritivo-interpretativo. Os resultados indicaram que as profissionais atribuem unicamente aos alunos com deficiência intelectual e suas condições pessoais a responsabilidade pelo seu desenvolvimento e inclusão escolar. A ênfase dos discursos recaem sobre a incapacidade do aluno e na imutabilidade da deficiência. Observa-se que as narrativas, não revelam posicionamento crítico das profissionais aos processos educativos voltados a esta população. As profissionais que atuam na instituição especializada ainda apresentam uma concepção de deficiência baseada na incapacidade do aluno e, apesar defenderem o direito desses alunos a inclusão escolar, ainda manifestam receio do que estes irão encontrar fora dos muros da instituição, revelando atitudes de superproteção e desconhecimento do papel da instituição especializada em tempos de inclusão. Conclui-se que as concepções sobre a deficiência intelectual e a inclusão escolar apresentadas pelos profissionais podem contribuir muito mais para a reiteração da exclusão escolar historicamente voltada a essa população, do que para sua efetiva inclusão no sistema escolar de ensino.

Palavras-chave: instituição especializada, deficiência, inclusão, profissionais.

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Biografia do Autor

Roseli Albino dos Santos, UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ

Mestrado em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais.

 

Departamento de Pedagogia.

Suelene Regina Donola Mendonça, UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ

Mestrado em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais.

 

Departamento de Pedagogia.

Mercia Cunha Oliveira, UNIVERSIDADE DE TAUBATÉ

Mestrado em Desenvolvimento Humano: Formação, Políticas e Práticas Sociais.

 

Departamento de Pedagogia.

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Publicado

2014-04-11

Como Citar

Santos, R. A. dos, Mendonça, S. R. D., & Oliveira, M. C. (2014). A instituição especializada em tempos de inclusão. Revista Educação Especial, 27(48), 41–52. https://doi.org/10.5902/1984686X8755

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

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