Os desafios da multideficiência: um olhar sobre uma unidade de apoio à multideficiência

Autores

  • Estefânia Barroso Escola Secundária do Entroncamento
  • Helena Mesquita Instituto Politécnico de Castelo Branco - Escola Superior de Educação

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X8649

Palavras-chave:

Inclusão, Multideficiência, Unidades de Apoio à Multideficiência, Surdocegueira Congénita.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X8649

 

Uma das medidas implementadas em Portugal, nos últimos anos, com o objetivo de construir uma escola inclusiva, tem sido a criação de Unidades de Apoio Especializado para a educação de Alunos com Multideficiência e Surdocegueira Congénita (UAEM).

Para compreender a problemática da multideficiência e a inclusão educativa de alunos com multideficiência importa verificar quais as opiniões dos professores do Ensino Regular que possuem alunos com multideficiência incluídos nas suas turmas e dos professores de Educação Especial acerca da presença de uma Unidade de Apoio à Multideficiência no Agrupamento de escolas em que lecionam. Para atingir esse objetivo a metodologia que pareceu mais adequada foi a do estudo de caso, tendo sido utilizado como técnica de recolha de dados a observação (participante) e o inquérito (por questionário).

No decorrer da investigação observou-se o funcionamento de uma Unidade de Apoio Especializado para a Educação de Alunos com Multideficiência e analisou-se a opinião de 24 professores que integram a amostras selecionadas para este estudo.

Os resultados obtidos neste trabalho permitem concluir que para os professores inquiridos as UAEM são a melhor resposta educativa para crianças com multideficiência tanto para a realização de aprendizagens como para a sua socialização. Permitem ainda concluir que os professores de Educação Especial se sentem mais preparados para trabalhar com este tipo de público que os professores de Ensino Regular e que as opiniões sobre estas questões não divergem substancialmente entre os professores de Educação Especial e os professores de Ensino Regular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Estefânia Barroso, Escola Secundária do Entroncamento


- Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

- Pós-graduada em Teoria e Análise da Narrativa pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

- Mestre em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor pela Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Castelo Branco

- Experiência na área da Educação Especial com ênfase no trabalho desenvolvido em várias escolas dando apoio a crianças e adultos com deficiência visual e ainda a crianças/ jovens com deficiências no domínio cognitivo e motor.

Helena Mesquita, Instituto Politécnico de Castelo Branco - Escola Superior de Educação

- Professora Doutorada da Unidade Técnico-Cientifica de Ciências Sociais e Humanas da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco

- Mestre em Educação Especial

- Coordenadora do Mestrado em Educação Especial - Domínio Cognitivo e Motor

- Presidente do Conselho Pedagógico da Escola Superior de Educação de Castelo Branco

- Experiência na área da Educação Especial com ênfase na história da educação especial, políticas educativas e formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: necessidades educativas especiais, educação inclusiva, metodologias de intervenção, psicomotricidade entre outras.

 

Downloads

Publicado

2014-04-11

Como Citar

Barroso, E., & Mesquita, H. (2014). Os desafios da multideficiência: um olhar sobre uma unidade de apoio à multideficiência. Revista Educação Especial, 27(48), 219–232. https://doi.org/10.5902/1984686X8649

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua