Implantação e implementação da Educação Física Inclusiva

Autores

  • Eliana Lúcia Ferreira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Carolina Lessa Cataldi Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X7635

Palavras-chave:

Educação Física Inclusiva, Pessoas com deficiência, Inclusão Social.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X7635

 

A Educação Física, como um dos componentes curriculares da educação básica, não está indiferente ao movimento da Educação Inclusiva. Corpos diferenciados estão conquistando um novo espaço social. Sendo assim, esta pesquisa tem como objetivo, identificar os principais apontamentos históricos da Política de Educação Inclusiva brasileira e sugerir uma proposta de implementação da Educação Física escolar inclusiva. Metodologicamente, este é um estudo caracterizado como uma pesquisa descritiva, edificada em dois eixos principais: o primeiro discute os apontamentos históricos, apoiado em documentos nacionais de referências sobre a Educação Física Inclusiva e o segundo, é baseado na experiência de 2000 professores, analisando suas práticas inclusivas. Como resultado dessa análise, surge uma proposta de Educação Física Inclusiva, que erige em uma outra dimensão de trabalho/movimento. Nas considerações finais, sugere-se quebrar/desestabilizar com as práticas corporais já cristalizadas e atuar com aquelas que respeitam as diferenças de cada um. Além disso, aponta que a Educação Física Inclusiva tem preconizado outro significado de corpo, pois prevalece em suas atividades, a busca do individual, em prol de uma Educação Física mais coletiva.

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Biografia do Autor

Eliana Lúcia Ferreira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora Doutora da Universidade Federal de Juiz de Fora

Carolina Lessa Cataldi, Universidade Federal de Juiz de Fora

Aluna de Mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal de Juiz de Fora.

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Publicado

2014-04-11

Como Citar

Ferreira, E. L., & Cataldi, C. L. (2014). Implantação e implementação da Educação Física Inclusiva. Revista Educação Especial, 27(48), 79–94. https://doi.org/10.5902/1984686X7635

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

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