<b>Práticas de leitura e compreensão para o desempenho do aluno surdo no ensino regular<b/>

Autores

  • Lucineide Machado Pinheiro UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO - UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X6469

Palavras-chave:

School performance, Reading, Portuguese, Deaf.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X6469

 

A leitura é fundamental para a formação dos alunos, é por meio dela que se dá a abordagem dos conteúdos escolares. Por isso, é preciso ensinar os alunos a lerem com competência, para que tenham um desempenho escolar satisfatório. Constata-se que as escolas não têm oferecido aos alunos, e entre eles, os surdos oralizados, práticas de leitura significativas, provocando assim, um baixo desempenho e um quadro de fracasso escolar. De forma contrária, práticas de leitura e compreensão desenvolvidas por profissionais da saúde em núcleos ou clínicas fonoaudiológicas, relatadas por vários autores, tem contribuído para minimizar a problemática que o ensino de leitura incipiente provoca na vida escolar desses alunos. Diante desse contexto, este estudo teve como objetivo, investigar a contribuição das práticas de leitura e compreensão de texto desenvolvidas por profissionais da saúde, para o desempenho do aluno surdo oralizado inserido no ensino regular. Trata-se de um estudo de caso, em que se utilizou como procedimento para coleta de dados, a observação na escola, na qual o aluno surdo encontra-se matriculado, e no Núcleo de Atuação Interdisciplinar de Audição, Linguagem e Educação (NAIALE), onde ele participa do atendimento voltado às dificuldades de leitura e compreensão. Os resultados demonstraram que as práticas de leitura e compreensão desenvolvidas no NAIALE, contribuem para um desempenho escolar satisfatório, pois atendem as especificidades de aprendizagem dos alunos surdos oralizados.

Palavras-chave: Desempenho escolar; Leitura; Língua portuguesa; Surdos.

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Biografia do Autor

Lucineide Machado Pinheiro, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO - UNIFESP

Mestre em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP, Licenciada em Ciências Biológias, Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFSP.

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Publicado

2012-12-26

Como Citar

Pinheiro, L. M. (2012). <b>Práticas de leitura e compreensão para o desempenho do aluno surdo no ensino regular<b/>. Revista Educação Especial, 26(45), 193–207. https://doi.org/10.5902/1984686X6469

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua