Inclusão em Escolas das Águas do Pantanal: entre influências globais e particularidades locais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X49204

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Educação Especial, condições de acesso e permanência na escola.

Resumo

A educação inclusiva tem propiciado, no Brasil, o crescimento do número de matrículas de alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) – dentre eles o Público-Alvo da Educação Especial – nas escolas comuns/regulares, inclusive naquelas localizadas em regiões distantes de núcleos urbanos. Em atenção a esse panorama, este texto objetivou analisar as condições de acesso e de permanência desses alunos nas Escolas das Águas do Pantanal sul-mato-grossense. Os caminhos investigativos ancoraram-se em uma perspectiva qualitativa, aproximando-se da Abordagem do Ciclo de Políticas e da Teoria da Atuação. O campo empírico foi constituído pelas Escolas das Águas da rede municipal de ensino de Corumbá/MS. Os procedimentos de coleta de dados envolveram: revisão bibliográfica, análise documental, observação do trabalho da equipe gestora, visitas a unidades de ensino e entrevistas semiestruturadas realizadas com 26 profissionais das Escolas das Águas. As análises consideraram aspectos relacionados à organização administrativa escolar, às características de acesso à escola e às percepções dos professores e gestores sobre a permanência dos alunos nas unidades de ensino, contexto das práticas. Verificou-se que os estudantes com NEE estão chegando às Escolas das Águas. Sua presença tem provocado estranhamentos, mas também a percepção de que tal condição é mais um desafio diante de um universo tão diverso.

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Biografia do Autor

Washington Cesar Shoiti Nozu, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, Mato Grosso do Sul

Professor doutor na Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Mônica de Carvalho Magalhães Kassar, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Corumbá, Mato Grosso do Sul

Professora doutora na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Corumbá, Mato Grosso do Sul, Brasil.

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Publicado

2020-11-17

Como Citar

Nozu, W. C. S., & Kassar, M. de C. M. (2020). Inclusão em Escolas das Águas do Pantanal: entre influências globais e particularidades locais. Revista Educação Especial, 33, e68/ 1–30. https://doi.org/10.5902/1984686X49204

Edição

Seção

Dossiê: Entre lugares locais e globais das pesquisas, políticas e práticas em Educação Especial e Inclusão Escolar

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