Planejamento de ensino para jovens com síndrome de Down a partir da Escala de Intensidade de Apoio (SIS)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X44225

Palavras-chave:

Educação Especial, planejamento de ensino, comportamento adaptativo.

Resumo

O estudo teve como objetivo avaliar a intensidade de apoio nos comportamentos adaptativos de jovens com síndrome de Down e aplicar em colaboração com o professor, um planejamento de ensino a partir da necessidade de apoio. O estudo seguiu a abordagem qualitativa descritiva pautada na investigação ação. Foram participantes uma professora de Educação Especial, dois jovens com síndrome de Down e seus respectivos pais. A coleta de dados foi realizada em uma Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, de um município de médio porte, localizado no interior do estado de São Paulo e na residência dos participantes. Os instrumentos utilizados foram a Escala de Intensidade de Apoio – SIS, desenvolvida pela Associação Americana de Deficiência Intelectual e Desenvolvimento (AAIDD), tendo como respondente os pais dos jovens com síndrome de Down e um roteiro para elaboração do planejamento de ensino. Os dados foram organizados em duas categorias de acordo com os temas abordados: necessidade de apoio nos comportamentos adaptativos dos jovens com síndrome de Down e elaboração e aplicação do planejamento de ensino a partir da necessidade de apoio. Como resultados, verificou-se que a área em que os jovens com síndrome de Down necessitavam de maior apoio era em aprendizagem ao longo da vida e após o planejamento de ensino, houveram modificações positivas no envolvimento nas atividades propostas, interação com colegas, professora e pesquisadora. Espera-se que este estudo sirva como exemplo de boas práticas, assim como de indicação para o uso da Escala SIS como ferramenta para o planejamento de ensino.

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Biografia do Autor

Polyane Gabrielle de Freitas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo, Brasil.

Doutoranda na Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo, Brasil.

 

Márcia Duarte Galvani, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo, Brasil.

Professora doutora na Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo, Brasil.

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Publicado

2020-10-26

Como Citar

Freitas, P. G. de, & Galvani, M. D. (2020). Planejamento de ensino para jovens com síndrome de Down a partir da Escala de Intensidade de Apoio (SIS). Revista Educação Especial, 33, e50/ 1–24. https://doi.org/10.5902/1984686X44225

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua