Políticas públicas educacionais e formação de professores: convergências e distanciamentos na área de Educação Especial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X39223

Palavras-chave:

Inclusão educacional, Política da educação, Formação de professores

Resumo

As políticas educacionais caminharam desde as últimas décadas do século XX em direção ao paradigma da inclusão escolar, demandando novas práticas docentes, como recorrentes estudos da área demonstram, e consequentemente exigem repensar a formação de professores. Assim, o objetivo do presente artigo é analisar as políticas públicas educacionais e as de formação de professores no intuito de refletir sobre possíveis convergências e distanciamentos na construção de um sistema de ensino capaz de atender à diversidade trazida pela inclusão escolar. Para tanto, foram analisadas as principais legislações e ações governamentais de 1994 a 2018. Os dados foram coletados em sítios oficiais do Governo Federal, no Diário Oficial da União e através de revisão bibliográfica. Reconhecendo que um único pesquisador não é capaz de esgotar a revisão das políticas públicas e as produções científicas elaboradas sobre a temática, optou-se pela conferência dos dados por 3 especialistas na área de Educação Especial e formação de professores, visando uma maior confiabilidade dos dados apresentados. A partir dos resultados alcançados, percebe-se que as políticas públicas educacionais de inclusão e de formação de professores, ao longo das últimas décadas, convergiram no sentido de assumir o paradigma da inclusão como norte para os sistemas de ensino no Brasil. Contudo, parece haver um descompasso entre as ações governamentais para a inclusão de alunos público-alvo da Educação Especial e a formação de professores para atendê-los, ficando esta última como uma preocupação secundária nas políticas públicas para a inclusão escolar.

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Biografia do Autor

Bruno Cleiton Macedo do Carmo, Universidade Federal do Alagoas

Doutorando na Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Alagoas, Brasil.

Neiza de Lourdes Frederico Fumes, Universidade Federal de Alagoas

Professora Titular da Universidade Federal de Alagoas. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas - PPGE/UFAL

Elisangela Leal de Oliveira Mercado, Universidade Federal de Alagoas/ Professora Adjunto

Professora doutora na Universidade Federal de Alagoas, Maceió, Alagoas, Brasil.

Luciana de Oliveira Rocha Magalhães, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)/ Bolsista Doutorado

Doutoranda na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, São Paulo, Brasil.

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2019-12-12

Como Citar

Carmo, B. C. M. do, Fumes, N. de L. F., Mercado, E. L. de O., & Magalhães, L. de O. R. (2019). Políticas públicas educacionais e formação de professores: convergências e distanciamentos na área de Educação Especial. Revista Educação Especial, 32, e113/ 1–28. https://doi.org/10.5902/1984686X39223

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Artigos – Demanda contínua

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