<b>Análise teórica de itens de uma escala americana para avaliação do atendimento em creches inclusivas brasileiras</b>

Autores

  • Lisandrea Rodrigues Menegasso Gennaro Universidade Federal de São Carlos
  • Maria Stella Coutinho de Alcântara Gil Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X3155

Palavras-chave:

Infant educational environments, Evaluation of quality, Scale ITERS-R.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/1984686X3155

Com a proposta de uma educação infantil inclusiva, são necessários mecanismos para avaliar a qualidade da educação infantil para crianças com necessidades educacionais especiais. A escala Infant/Toddler EnvironmentRating Scale Revised avalia a qualidade de ambientes coletivos de educação infantil sob diferentes aspectos como ambiente físico, interação, atividadese atendimento às crianças com necessidades especiais. Estudos vêm investigando a viabilidade da ITERS-R para o contexto brasileiro. Na direção destes estudos, a pesquisa teve como objetivo verificar a compreensão dostermos e a pertinência do conteúdo dos itens da Infant/Toddler EnvironmentRating Scale – Revised Edition, relacionados a pessoas com deficiência. Foram identificados e traduzidos 12 itens da escala que se referem às necessidades educacionais especiais por especialista bilingue. Os itens foram submetidos à análise de conteúdo por sete especialistas em educação infantil e educação especial, para que avaliassem a pertinência dos itens, e à análise semântica por sete alunos do curso de psicologia, por meio de registro em protocolos de respostas. Os dados foram transcritos e analisadosde maneira qualitativa. Os resultados indicaram que os itens são pertinentes e apontam caminhos para torná-los mais acurados para avaliação de creches brasileiras. Conclui-se que os itens analisados podem contribuir para a promoção e avaliação da qualidade em creches, em relação às pessoascom deficiência, ainda que haja a necessidade de aprimorar a acurácia doconteúdo dos itens.

Palavras-chave: Creche; Avaliação de qualidade; Escala ITERS-R.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lisandrea Rodrigues Menegasso Gennaro, Universidade Federal de São Carlos

Psicóloga na Universidade Federal de São Carlos. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSCar. Mestre em Educação Especial. Especialista em Educação Infantil. Especialista em Terapia por Contingências.

Maria Stella Coutinho de Alcântara Gil, Universidade Federal de São Carlos

Graduada e licenciada em Psicologia e psicóloga pela pontifícia Universidade Católica de Campinas, com mestrado em Psicologia (Psicologia social) pela Universidade Federal da Paraíba e doutorado em Psicologia (Psicologia experimental) pela Universidade de São Paulo. Realizou estágio de pós-doutorado no Shriver Center for Mental Retardation da Massachusetts University Medical School, EUA. Atualmente é professora associada da Universidade Federal de São Carlos, vinculada ao departamento de Psicologia/Cech. Atua no programa de pós-graduação em educação especial da UFSCar e desenvolve trabalhos de pesquisa sobre a interação adulto-criança, criança-criança e sobre o comportamento simbólico e seus pré-correntes em bebês.

Downloads

Publicado

2012-11-09

Como Citar

Gennaro, L. R. M., & Gil, M. S. C. de A. (2012). <b>Análise teórica de itens de uma escala americana para avaliação do atendimento em creches inclusivas brasileiras</b>. Revista Educação Especial, 25(44), 531–544. https://doi.org/10.5902/1984686X3155

Edição

Seção

Dossiê: Avaliação em Educação Especial