Variáveis pessoais de professores e a inclusão de alunos com altas habilidades/superdotação

Autores

  • Miguel Claudio Moriel Chacon Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Marília, São Paulo
  • Ketilin Mayra Pedro Universidade do Sagrado Coração, Bauru, São Paulo
  • Fabiana de Oliveira Koga Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Marília, São Paulo
  • Andrea Alves da Silva Soares Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Marília, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X28433

Palavras-chave:

Altas Habilidades/Superdotação, Capacitação de professores, Variáveis pessoais do professor, Revisão de literatura.

Resumo

A área da Educação Inclusiva contempla um amplo público de estudantes que apresentam necessidades educacionais específicas, as quais exigem do professor conhecimento e estratégias variadas para o desenvolvimento de atividades pedagógicas. No caso dos estudantes com altas habilidades/superdotação (AH/SD), a grande problemática não está no processo inclusivo, mas na atenção educacional suplementar necessária a eles, uma vez que professores e equipe gestora se preocupam mais com os estudantes que se encontram abaixo da média do rendimento escolar do que com aqueles que se sobressaem em áreas acadêmicas, desportivas ou artísticas. Este artigo tem por objetivo verificar, por meio da revisão de literatura, como as produções acadêmicas nacionais sobre formação de professores têm tratado as variáveis pessoais que estes devem possuir, para promover a inclusão escolar de estudantes com AH/SD. Com base nas produções encontradas e nas discussões realizadas, verificamos que algumas variáveis foram constantes nos estudos sobre a formação de professores para a área da AH/SD. Observamos que variáveis pessoais, como dedicação, flexibilidade e criatividade foram elencadas por diferentes estudos. Além destas, destacamos que primeiramente o professor precisa dominar os conhecimentos e as técnicas sobre aquilo que irá ensinar, pois, só com esse domínio, o profissional será capaz de flexibilizar o ensino e pensar em atividades que atendam às especificidades educacionais de estudantes com AH/SD. Uma das variáveis principais é a sensibilidade do educador em perceber a necessidade educacional de seus estudantes, buscando, dessa maneira, formação e práticas pedagógicas que visem a uma educação equitativa. 

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Publicado

2017-11-07

Como Citar

Chacon, M. C. M., Pedro, K. M., Koga, F. de O., & Soares, A. A. da S. (2017). Variáveis pessoais de professores e a inclusão de alunos com altas habilidades/superdotação. Revista Educação Especial, 30(59), 775–786. https://doi.org/10.5902/1984686X28433

Edição

Seção

Dossiê: Variáveis pessoais do professor e sua formação para a educação inclusiva

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