Saberes de professores propícios à inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais: condições para sua construção

Autores

  • Gislaine Semcovici Nozi Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná
  • Celia Regina Vitaliano Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X28080

Palavras-chave:

Saberes docentes, Produção acadêmica, Educação Inclusiva.

Resumo

Atitudes favoráveis à inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais têm sido consideradas por diversos pesquisadores como condição essencial para os professores. Considerando esta questão, é objetivo deste artigo descrever os saberes recomendados pela produção acadêmica para a inclusão escolar, bem como as condições que favorecem a sua aquisição. Para tanto, realizamos uma análise documental em teses e dissertações da área da Educação e Educação Especial, disponíveis no Banco de Teses da Capes, e pesquisa bibliográfica. Os dados coletados foram organizados em categorias. Os resultados indicaram a importância da capacidade do professor de valorizar a diferença e a heterogeneidade, de colocar-se no lugar do outro e ser favorável à Educação Inclusiva. Sobre as condições que favorecem a construção de atitudes positivas, identificaram-se a necessidade de desmitificação do conceito de deficiência e reflexões sobre suas possibilidades, formação adequada, experiências inclusivas positivas, e trabalho colaborativo entre professores especialistas, regentes e demais profissionais envolvidos.

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Publicado

2017-11-07

Como Citar

Nozi, G. S., & Vitaliano, C. R. (2017). Saberes de professores propícios à inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais: condições para sua construção. Revista Educação Especial, 30(59), 589–602. https://doi.org/10.5902/1984686X28080

Edição

Seção

Dossiê: Variáveis pessoais do professor e sua formação para a educação inclusiva