Um estudo de caso sobre a atuação inclusiva dos professores de audição e linguagem na Espanha

Autores

  • Daiane Natalia Schiavon UNESP - FCLAr
  • Eladio Sebastian Heredero UAH - Universidad Alcalá de Henares

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X24658

Palavras-chave:

Trabalho pedagógico, Professor de Audição, Linguagem, Inclusão

Resumo

Este estudo objetivou caracterizar o trabalho pedagógico do professor de Audição e Linguagem no sistema educativo espanhol (Guadalajara – Castilla-La Mancha). Constituiu-se numa pesquisa de caráter qualitativo. Foi desenvolvida em uma escola Educação Infantil e Primária da cidade de Guadalajara, província de Castilla-La Mancha – Espanha, e participou deste estudo a professora de Audição e Linguagem deste centro. Utilizou-se como instrumentos de coleta de dados a observação do trabalho desta professora e entrevista realizada com a mesma. Os resultados abordaram os aspectos positivos do trabalho do professor de Audição e linguagem para o processo de ensino e aprendizagem de alunos com dificuldades comunicativas ocasionadas ou não por alguma deficiência, bem como a importância de uma formação docente adequada para atender as necessidades dos alunos frente à promoção das competências linguísticas. Destarte, apontaram ainda questões que permitem diálogo e reflexões para o contexto brasileiro, no sentido de novas possibilidades para a educação no país. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiane Natalia Schiavon, UNESP - FCLAr

Doutoranda em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Araraquara em parceria com a Universidad "Alcalá de Henares" - Espanha (período sanduíche). Mestre em Educação Escolar pela mesma Universidade. Graduada em Pedagogia pela Unesp/Bauru. Especialista em Métodos e Técnicas de Ensino pela UTFPR/PR e em Práticas Educacionais Inclusivas pela UNESP/Bauru. Atuou como intérprete de LIBRAS, professora das séries iniciais do Ensino Fundamental, Tutora Online em Especialização em Surdez em REDEFOR (Rede São Paulo de Formação Docente) oferecido pela UNESP e como docente responsável pela disciplina: LIBRAS, em PARFOR - UNESP e em Faculdades Integradas de Bauru (FIB). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas na Educação Básica Educação Especial - GEPEB-EDESP (UNESP - FCLAr).Trabalha principalmente com pesquisas científicas na área de Educação Especial, Inclusão e surdez. Bolsista CAPES.

Departamento de Psicología da Educaçao

Eladio Sebastian Heredero, UAH - Universidad Alcalá de Henares

Professor Doutor da "Universidad de Alcalá" (Alcalá de Henares-Espanha) e Professor colaborador da UNESP (São Paulo-Brasil). Professor pesquisador da UNIARA (Araraquara-Brasil). Assessor del Instituto Ayrton Senna. Atualmente coordenador do Convênio UNESP (Brasil) - UAH (Espanha) Convênio UFGD (Brasil) - UAH (Espanha). Possui Graduação como "Maestro de Primera Enseñanza" pela "Escuela de Magisterio" de Guadalajara (Espanha), Graduação em Ciências da Educação pela "Universidad Complutense de Madrid" (Espanha), Pós-graduação em Ciências da Educação pela "Universidad Complutense de Madrid" (Espanha), Doutorado em Educação pela "Universidad de Alcalá" (Espanha). Pós-doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho" de São Paulo (Brasil). Cátedra Distinguida de Educação 2016 pelo Centro de Enseñanza Técnica y Superior (CETYS) de México. Foi Diretor do Centro de Formação de Professores e de Recursos do MEC en Pastrana (Espanha) e Diretor do Centro de Formação Continuada dos Professores da Conselheria de Educação de "Castilla La Mancha" em Guadalajara (Espanha). Assessor da área de atenção à diversidade do MEC em Guadalajara (Espanha) e Assessor da área de planejamento educacional da Conselheria de Educação de "Castilla La Mancha" em Guadalajara (Espanha). Orientador Educacional e Professor de Ensino Básico, Médio e Superior. Participa dos grupos de pesquisa IDE da "Universidad de Alcalá" (Espanha), EDO da "Universidad Autónoma de Barcelona" (Espanha), PGA da Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho" e OGIE do Centro Universitário de Araraquara (Brasil). Autor ou organizador de mais de uma vintena de livros entre os que aparecem "Los Programas de Diversificación Curricular", "Adaptaciones Curriculares", "Formación de Profesores para atención a la diversidad", "Educación y Sociedad Global", "La escuela de la sociedad del conocimiento", "Formación del ciudadano global", "Transferencia del conocimiento a partir de prácticas educativas", "A la calidad de la educación desde los espacios escolares", entre outros: Tem mais de cinquenta capítulos em livros e mais de uma centena de artígos nas mais prestigiosas revistas sobre a temática de Organização Escolar, Curriculo e Escola Inclusiva. Diretor - coordenador da Revista Ibero-americana de Estudos em Educação e membro do comitê científico de várias Revistas e Congressos. Trabalha na área de Educação, com ênfase em Planejamento Educacional e Currículo, Escola Inclusiva e estratégias metodológicas. Pesquisador e autor de múltiplas obras nestas áreas, participante em eventos científicos de diversa índole, convidado em importantes congressos e palestrante internacional.

Downloads

Publicado

2017-10-25

Como Citar

Schiavon, D. N., & Heredero, E. S. (2017). Um estudo de caso sobre a atuação inclusiva dos professores de audição e linguagem na Espanha. Revista Educação Especial, 32, e54/ 1–16. https://doi.org/10.5902/1984686X24658

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua