Revisão das produções científicas sobre altas habilidades/superdotação no Brasil no período de 2011 a 2015

Autores

  • Mariana de Freitas Pereira Pederro Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", campus de Bauru/SP
  • Denise Rocha Belfort Arantes Brero
  • Raissa Viviani Silva
  • Angélica Maria Teodoro Cunha
  • Lucas Faria Gonçalves
  • Érico Bruno Viana Campos
  • Carmen Maria Bueno Neme

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X23003

Palavras-chave:

Educação Especial, Revisão de literatura, Superdotação.

Resumo

Estudos sobre Altas Habilidades/Superdotação são relativamente recentes no Brasil e foram impulsionados a partir da implantação dos NAAH/S e do aumento do número de alunos identificados pelo Censo Escolar. Este crescimento, apesar de importante, ainda é pouco significativo, e reflete as dificuldades para identificar e atender a essa população. O presente estudo se configura como uma pesquisa de revisão de literatura que objetiva demonstrar os avanços na área das Altas Habilidades/Superdotação nos últimos cinco anos. O levantamento realizado nas bases de dados resultou em um total de 52 produções, distribuídas entre as seguintes categorias: Políticas públicas e inclusão, Educação e Prática do Professor, Características e identificação, Desenvolvimento de Habilidades, Revisão de literatura, Terminologia e Testes.  Concluiu-se que é necessário realizar mais estudos de intervenção, pois grande parte dos artigos baseia-se em estudos teóricos. As intervenções devem considerar as especificidades da população atendida bem como sua cultura, dessa forma, poderão ser construídas propostas de identificação e atendimento adequadas à realidade brasileira.

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Publicado

2017-08-08

Como Citar

Pederro, M. de F. P., Rocha Belfort Arantes Brero, D., Viviani Silva, R., Maria Teodoro Cunha, A., Faria Gonçalves, L., Bruno Viana Campos, Érico, & Maria Bueno Neme, C. (2017). Revisão das produções científicas sobre altas habilidades/superdotação no Brasil no período de 2011 a 2015. Revista Educação Especial, 30(58), 499–514. https://doi.org/10.5902/1984686X23003

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

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