O processo educacional de estudante com deficiência visual: uma análise dos estudos de teses na temática

Autores

  • Marcia Rosa Uliana Fundação Universidade Federal de Rondônia
  • Mól Souza Gerson UnB

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X20289

Palavras-chave:

Deficiência visual, Processo educacional, Tese

Resumo

Opropósito do estudo relatado neste foi inventariar e discutir as teses quetiveram como objeto de estudo o processo educacional de estudante comdeficiência visual no território brasileiro. Para tanto, foi realizada umapesquisa de cunho bibliográfico, numa abordagem qualitativa, que teve como fontede dados 50 resumos de teses, localizadas em bancos de teses disponíveis on-line, que abordavam questõesrelacionadas ao processo educacional de estudante com deficiência visual. Nesteartigo apresentamos e discutimos alguns aspectos gerais dessas teses: instituiçõesdo curso de pós-graduação; nomes dos programas; abordagem da pesquisa;instrumentos de coletas de dados; objetivos das pesquisas; sujeitos envolvidos;e áreas de conhecimento desses estudos. Contudo, nossos principais elementos deanálises foram os focos temáticos de estudo dentro dos processos educacionais envolvendoestudante com deficiência visual e os resultados obtidos com tais pesquisas. Osaspectos investigados nos levaram a concluir que apesar dos alunos comdeficiência visual serem tão capazes como os demais, não estão vivenciandoprocessos de inclusão eficientes, visto que lhes faltam livros didáticos embraille, materiais didáticos adaptados, estruturas físicas adequadas às suasnecessidades, professores que conheçam suas particularidades e planejem aulas utilizandorecursos essenciais para a real inclusão. No entanto, apesar de algumas tesesapresentarem ações exitosas na formação de professores aptos favorecerem a inclusãode estudantes deficientes visuais, uma boa parte delas alertam para o fato de quea maioria dos professores não se mostram preparados para a inclusão de alunoscom deficiência visual nas escolas da Educação Básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcia Rosa Uliana, Fundação Universidade Federal de Rondônia

Depatamento de Matemática e Estatistica; Área de ensino da Matemática

Mól Souza Gerson, UnB

Doutor em Química pela Universidade de Brasília.Professor e pesquisador da Universidade de Brasília (UnB) e atua no Programa deDoutorado da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática- REAMEC.

Downloads

Publicado

2017-04-11

Como Citar

Uliana, M. R., & Gerson, M. S. (2017). O processo educacional de estudante com deficiência visual: uma análise dos estudos de teses na temática. Revista Educação Especial, 30(57), 145–162. https://doi.org/10.5902/1984686X20289

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.