O autista e sua inclusão nas escolas particulares da cidade de Teresina – PI

Autores

  • Brunna Stella da Silva Carvalho Faculdade Santo Agostinho
  • Lilian Ferreira do Nascimento Faculdade Santo Agostinho

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X17327

Palavras-chave:

Autismo, Inclusão escolar, Ensino infantil.

Resumo

A inclusão é o movimento da sociedade que visa a produzir a igualdade e auxiliar o sujeito a construir sua identidade. A inclusão de alunos com transtorno do espectro autista é um grande desafio para a equipe escolar, tendo em vista as necessidades de adequação: curricular, ambiental e metodológica. O presente estudo tem como objetivo identificar a realidade das escolas particulares de Teresina-PI e a inclusão de crianças autistas dentro de tal ambiente. É derivada do projeto “O acompanhamento terapêutico e sua influência no desenvolvimento da interação social do autista no contexto escolar”, realizado pelo programa de iniciação científica PIBIC da Faculdade Santo Agostinho, de Teresina-PI, durante o ano de 2014. Como instrumento de coleta de informações foi realizada entrevista semi-estruturada, com amostra 20 Acompanhantes Terapêuticos (AT).  Foi comprovada a importância da inclusão de crianças autistas em escolas de ensino regular, pois esta irá viabilizar o desenvolvimento de habilidades diversas no indivíduo, e proporcionar aos colegas e profissionais do ambiente, o aprendizado com as diferenças; além disso, a importância da colaboração e empenho dos pais, ajudando no processo de inclusão social da criança e mantendo atitudes solidarias às dificuldades apresentadas pela criança, facilitando o trabalho realizado pela escola e comunidade. Verifica-se a necessidade de realização de novas investigações acerca do tema, complementando-o e/ou suplementando-o afim de  colaborar com crescimento da Psicologia, Pedagogia, e demais áreas que se interessem por Educação Especial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Brunna Stella da Silva Carvalho, Faculdade Santo Agostinho

Mestre em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR, São Paulo (2013); Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI (2011); Professora do Curso de Psicologia na FSA.

Lilian Ferreira do Nascimento, Faculdade Santo Agostinho

Estudante de Graduação do Curso de Psicologia. Faculdade Santo Agostinho – FSA. Bolsista PIBIC/FSA.

Downloads

Publicado

2015-09-28

Como Citar

Carvalho, B. S. da S., & Nascimento, L. F. do. (2015). O autista e sua inclusão nas escolas particulares da cidade de Teresina – PI. Revista Educação Especial, 28(53), 677–690. https://doi.org/10.5902/1984686X17327

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.