Educação de surdos: relato de uma experiência inclusiva para o ensino de ciências e biologia

Autores

  • Luiz Renato Martins Rocha Universidade Estadual do Norte do Paraná e Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Alexandra Renata Moretti
  • Priscila Caroza Frasson Costa Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Fabiano Gonçalves Costa Universidade Estadual do Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984686X14854

Palavras-chave:

Surdos, Recursos Diferenciados, Inclusão

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo principal apresentar a eficácia de recursos didáticos diferenciados aplicados nas aulas de ciências e biologia para o ensino de alunos surdos. Para a realização deste trabalho, houve a influência da disciplina de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) inserida na grade curricular semestral do curso de Ciências Biológicas, na qual despertou o interesse pela pesquisa. Para tanto, tem-se como questão norteadora da pesquisa, a seguinte: É possível o ensino dos conteúdos de citologia e histologia para alunos surdos inclusos na rede regular? A coleta e análise dos dados realizaram-se por meio das aulas ministradas com diversos recursos didáticos, a alunos com surdez de uma escola pública, situada no município de Bandeirantes-PR, com a utilização de questionários prévios e posteriores às aulas. Considerando os objetivos inicialmente traçados para este trabalho, adotamos como metodologia a pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo exploratória e estudo de campo, por meio da análise dos sujeitos surdos. Os resultados foram positivos, demonstrando as vantagens de se utilizar os recursos didáticos diferenciados aplicados nos conteúdos de citologia e histologia para o ensino de alunos surdos. Além disso, este estudo realça a importância de um intérprete de Libras em sala de aula e a capacitação de professores para atuar com estes alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Renato Martins Rocha, Universidade Estadual do Norte do Paraná e Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Tradutor-Intérprete de LIBRAS/Língua Portuguesa/LIBRAS (PROLIBRAS/MEC-2010, FENEIS/PR 2010) e Proficiência no Uso e Ensino da LIBRAS (PROLIBRAS/MEC-2013) com formação em Matemática/Licenciatura Plena, Pós-Graduação na área de surdez: LIBRAS e Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, nível Mestrado. Docente da Universidade Estadual do Norte do Paraná no curso de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas. Atua na Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, na função de tradutor/interprete de LIBRAS/Língua Portuguesa.

Alexandra Renata Moretti

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2013)

Priscila Caroza Frasson Costa, Universidade Estadual do Norte do Paraná

possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2000), mestrado em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2006) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo - USP (2012). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual do Norte do Paraná - UENP, campus Luiz Meneghel, Bandeirantes-PR. Tem experiência na área de Metodologia e Prática de Ensino de Biologia, estágio supervisionado no ensino médio, onde ministra aulas desde 2003, para o curso de Ciências Biológicas na referida Universidade. Atua na área de pesquisa em educação para a sexualidade e Educação Ambiental.

Fabiano Gonçalves Costa, Universidade Estadual do Norte do Paraná

possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Londrina, mestrado e doutorado em Ciências (Biologia Celular e Tecidual) pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo. Atualmente é professor da UENP, Campus Luiz Meneghel - Bandeirantes. Tem experiência na área de morfologia (Biologia Celular e Histologia). (Texto informado pelo autor)

Downloads

Publicado

2015-05-11

Como Citar

Rocha, L. R. M., Moretti, A. R., Costa, P. C. F., & Costa, F. G. (2015). Educação de surdos: relato de uma experiência inclusiva para o ensino de ciências e biologia. Revista Educação Especial, 28(52), 377–392. https://doi.org/10.5902/1984686X14854

Edição

Seção

Artigos – Demanda contínua