Considerações sobre a terminologia alunos com necessidades educacionais especiais
Resumo
http://dx.doi.org/10.5902/1984686X13355
Este artigo tem como foco principal, a análise da terminologia alunos com necessidades educacionais especiais e de uma parte do público-alvo das políticas públicas em educação especial, as pessoas com deficiência, tendo em vista que outros grupos de alunos foram a ela sendo incorporados. Neste sentido, procuraremos entender como os conceitos de normalidade/anormalidade foram sendo construídos ao longo do tempo e que questões de ordem econômica, política e social tiveram influência na educação de modo geral e na educação especial de modo mais específico. A terminologia alunos com necessidades educacionais especiais, por abranger uma multiplicidade de alunos e ser forjada como neutra e abstrata, contribuiu para escamotear os determinantes econômicos, políticos, sociais e culturais que agem na caracterização da anormalidade (que como sabemos não é algo abstrato e sim uma categoria historicamente construída pela sociedade), disfarçando as reais e precárias possibilidades educacionais oferecidas às massas populares de nosso país que continuam recebendo uma educação arbitrária, em doses homeopáticas, mas muito conveniente às classes dominantes.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5902/1984686X13355
CONTATO:
E-mail: revistaeducacaoespecial.ufsm@gmail.com
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Centro de Educação - Lapedoc
Av. Roraima, 1000 - Cidade Universitária
97105-900 - Santa Maria - RS, Brasil.
Telefone: +55 55 3220 8795
Link: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial
ISSN eletrônico: 1984-686X
DOI: http://dx.doi.org/10.5902/1984686X
Qualis/Capes: Educação A2
Periodicidade: Publicação contínua
O recebimento de artigos caracteriza-se por fluxo contínuo sem que seja possível prever a data de sua publicação.
A Revista Educação Especial agradece auxílio recebido por meio do Edital Pró-Revistas, da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, da Universidade Federal de Santa Maria.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
click counter
Contador de visitas
Acessos a partir de 30/11/2016
__________________________________________________