Emoções em [trans]formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2595523363515

Palavras-chave:

Arte Contemporânea, Arte e Tecnologia, Imagem, Realidade Aumentada, Deepfake.

Resumo

No ensaio visual emoções em [trans]formação, proponho pensar a transformação da face humana a partir de fotografias digitais geradas em aplicativos de realidade aumentada e deepfake. A construção do trabalho ocorre de maneira experiencial, com aplicativos que mapeiam meu rosto e o transformam em outro. A produção das imagens passa pelo processo de escaneamento da tela que exibe o resultado dos aplicativos no smartphone, a fim de produzir uma nova imagem, digitalizando a face transformada mais uma vez para exibir a especificidade emotiva de um rosto computacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raul Dotto Rosa, Universidade Federal de Santa Maria

Artista com produção em Arte e Tecnologia nos eixos: Instalação, Fotografia, Objeto e Design. Doutorando em Artes Visuais PPGART/UFSM - Bolsa CAPES. Mestre em Artes Visuais com ênfase em Arte e Tecnologia PPGART/UFSM - Bolsa CAPES. Integrante do Laboratório de Pesquisa em Arte Contemporânea, Tecnologia e Mídias Digitais - LABART/UFSM. Integrante do Grupo de Pesquisa Arte e Tecnologia/CNPq; Grupo de Pesquisa em Fotografia LabFoto; e, Grupo de Pesquisa Objeto e Multimídia/CNPq. Bacharel em Artes Visuais com formação em Objeto e Multimeios pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM. www.rosarauldotto.com

Downloads

Publicado

2020-12-18 — Atualizado em 2022-03-22

Versões

Como Citar

Rosa, R. D. (2022). Emoções em [trans]formação. Contemporânea - Revista Do PPGART/UFSM, 3(6), e2. https://doi.org/10.5902/2595523363515 (Original work published 18º de dezembro de 2020)

Edição

Seção

Ensaio Visual