Rosana Bortolin

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2595523339109

Palavras-chave:

Arte contemporânea, Cerâmica, Gênero, Natureza

Resumo

A artista Rosana Bortolin aborda o seu próprio corpo, pesquisando elementos naturais, imagens cotidianas e do entorno. É criadora da poética “Habitar Ninhos”, “Sagrado Profano” e “Organismos”. Suas obras são realizadas no Espaço Galeria / Oficina Estúdio, em Cacupé, Florianópolis, Brasil. Outros trabalhos, que também fazem parte do presente ensaio visual, foram concebidos em distintos fornos do mundo, como na Moldávia. A artista participará na Bienal de Cerâmica da Ucrânia, no Museu Nacional de Cerâmica de Opishne, cujo acervo estará constituído com a obra da própria Rosana Bortolin.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana Bortolin, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, SC

Graduada em Licenciatura Plena e Bacharelado em Desenho e Plástica pela Universidade de Passo Fundo (1985). Especialização em Cerâmica pela Universidade de Passo Fundo (1997). Mestrado em Artes pela Universidade de São Paulo (2006). Professora no CEART da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Tem experiência na área de Arte Educação, com projetos de extensão universitária na comunidade. Festivais de Queimas Cerâmicas e Vídeos sobre Cerâmica, Murais de Placas de Artista. Atua em Processos de Linguagens das Artes Visuais, Cerâmica: escultura cerâmica, escultura de fogo, realizou estudos sobre a produção oleira da grande Florianópolis, resultando na pesquisa poética: "Alguidar:uma apropriação". Pesquisou elementos naturais (ninhos e casulos) e imagens cotidianas, e, do entorno para desenvolver sua poética "Habitar Ninhos", abordando o próprio corpo como ninho. Cursa Doutorado em "Arte Contemporáneo" na Universidade do Pais Vasco. Realiza interveções urbanas e na natureza, com a pesquisa poética "Sagrado-Profano" e "Organismos". Processos artísticos com exposições individuais: Ovóides, Alguidares, Habitar Ninhos, Sagrado Profano e Organismos. Possui obras em acervos de diversos museus ao redor do mundo. 

Downloads

Publicado

2019-07-19

Como Citar

Bortolin, R. (2019). Rosana Bortolin. Contemporânea - Revista Do PPGART/UFSM, 2(3), e2. https://doi.org/10.5902/2595523339109

Edição

Seção

Ensaio Visual