Diálogos com a comunidade fortalecem a Educação em Saúde: spots de rádio como atividade petiana

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/2448190461975

Mots-clés :

Educação em Saúde, Comunicação, Ensino Superior

Résumé

Este trabalho tem por objetivo descrever a experiência de uma atividade petiana na elaboração e desenvolvimento de spots de rádio e sua veiculação com foco na educação em saúde. Trata-se de um relato de experiência de um projeto de extensão, desenvolvido em parceria entre o PET Enfermagem UFSM/Palmeira das Missões e a Rádio Comunitária Landell FM 87.9, desde o ano de 2014. Os programas são semanais, com 15 minutos de duração e contam com a participação de dois a três acadêmicos de enfermagem, em que pelo menos um deles é Petiano. Foram desenvolvidos cerca de 40 programas em cada ano, abordando diferentes assuntos de acordo com as necessidades da comunidade e temas da atualidade. O desenvolvimento do projeto estimulou, no decorrer de sua realização, o envolvimento de seus ouvintes, esclarecendo-os e tornando-os participantes ativos dos cuidados com sua saúde. A realização dessas atividades reforça a importância de trabalhar a educação em saúde, com a comunidade por meio do rádio, incentivando a prática de promoção da saúde. Ainda, a inserção de acadêmicos petianos no desenvolvimento das ações educação em saúde, no espaço do rádio, proporcionou vivências fundamentais para o seu processo de formação.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Marinês Tambara Leite, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Dra. em Gerontologia Biomédica, docente da Universidade Federal de Santa Maria/Campus Palmeira das Missões. Atua no ensino, pesquisa e extensão. Área de Cuidado de enfermagem ao adulto e envelhecimento. Desenvolve, preferencialmente, pesquisas de natureza qualitativa.

Leila Mariza Hildebrandt, Universidade Federal de Santa Maria/Campus Palmeira das Missões

Enfermeira, Dra. em Ciências, Docente da UFSM/Campus Palmeira das Missões. Co-tutora do Grupo PET Enfermagem/PM.

Iuri Trezzi, Universidade Federal de Santa Maria/Campus Palmeira das Missões

Acadêmico de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria/Campus Palmeira das Missões. Bolsista PET Enfermagem/PM

Letícia Oliveira Damitz, Universidade Federal de Santa Maria/Campus Palmeira das Missões.

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria/Campus Palmeira das Missões. Bolsista PET Enfermagem/PM,

Janaína Alvares Stehlirk, Universidade Federal de Santa Maria/Campus Palmeira das Missões.

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria/Campus Palmeira das Missões. Bolsista PET Enfermagem/PM

Kely Rathke Bonelli, Universidade Federal de Santa Maria/Campus Palmeira das Missões.

Acadêmica de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria/Campus Palmeira das Missões. Bolsista PET Enfermagem/PM.

Références

Freire, P. (2009). Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Gazzinelli, M.F., Gazzinelli, A., Reis, D. C. and Penna, C.M.M.(2005). Educação em saúde: conhecimentos, representações sociais e experiências da doença. Cad. Saúde Pública, 21(1):200-206. URL: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci _arttext&pid=S0102-311X2005000100022 &lng=en&nrm=iso>.

Prado, E.V., Santos, A.L., Cubas, M.R. (2009) Educação em saúde: utilizando a rádio como estratégia. Ed CRV. Curitiba.

Quadros, M.R. (2019). O podcast como ferramenta de comunicação organizacional: tendências e possibilidades. In: Scheid, D., Machado, J., and Pérsigo, P.M. Tendências em comunicação organizacional: temas emergentes no contexto das organizações: Santa Maria: Facos-UFSM. URL: https://www.ufsm.br/app/uploads /sites/330/2019/ 12/ebook-Tend%C3%AAncias.pdf.

Roges, A.L., Vasconcelos, E.M.R., Alencar, E.N., Muniz, R.A. (2013). Utilização do rádio pelo enfermeiro como estratégia em educação em saúde: uma revisão integrativa. Rev. Eletr. Enf. 15(1): 274-81. URL: http://deploy.extras.ufg.br/projetos/fen_revista/ v15/n1/pdf/v15n1a31.pdf

Santili, P.G.J., Tonhom, S.F.R., Marin, M.J.S. (2016). Educação em saúde: algumas reflexões sobre sua implementação pelas equipes da Estratégia Saúde da Família. Rev Bras Promoc Saúde, 29 (Supl.):102-110. URL: https://periodicos. unifor.br/RBPS/article/view/6411

Silva, B.B., Travasso, S.Q., Mallmann, D.G., and Vasconcelos, E.M.R. (2017). Uso do rádio para educação em saúde: percepção do agente comunitário de saúde. Revista Baiana de Saúde Pública, 41(3):734-46. URL: http://rbsp.sesab.ba.gov.br/index.php/ rbsp/article/view/2482

Torres, R.A.M., Silva, M.A.M, Bezerra, A.E.M., Abreu, L.D.P., and Mendonça, G.M.M. (2015). Comunicação em saúde: uso de uma web rádio com escolares. J. Health Inform. 7(2):58-61. URL: http://www.jhi-sbis.saude.ws/ojs-jhi/index.php/jhi-sbis/article/view/325/233

World Health Organization. (1986). The Ottawa charter for health promotion. Geneva: WHO.

Téléchargements

Publié-e

2021-05-10

Comment citer

Leite, M. T., Hildebrandt, L. M., Trezzi, I., Damitz, L. O., Stehlirk, J. A., & Bonelli, K. R. (2021). Diálogos com a comunidade fortalecem a Educação em Saúde: spots de rádio como atividade petiana. Revista ComInG - Communications and Innovations Gazette, 5(2), 1–8. https://doi.org/10.5902/2448190461975

Numéro

Rubrique

Artigos PET